Evento acontece na segunda-feira (11), na sede da OAB; público poderá interagir compartilhando ideias sobre combate ao racismo
A Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Uberlândia e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) realizam na próxima segunda-feira (11) o “Fórum de Consciência Racial sob: Um Olhar para o Racismo no Contexto Educacional”. O evento tem como público alvo toda a comunidade escolar, ativistas do movimento negro e também juristas. Membros das comissões estadual e nacional da OAB, que apoiam a iniciativa, também terão participação por meio de vídeos.
O objetivo do fórum é promover discussões relevantes sobre o racismo no contexto da educação em Uberlândia, e com foco especial na conscientização e o desenvolvimento de ações em torno da questão. A intenção é implementar uma plataforma para diálogo e reflexão de como combater o racismo e promover a igualdade racial no ambiente educacional.
Um caso recente de racismo ocorrido dentro de um colégio particular em Uberlândia, envolvendo uma menor de 15 anos contra duas adolescentes negras de uma mesma sala, reascendeu a discussão sobre o tema e a necessidade de reforçar ações de combate à discriminação e iniciativas de conscientização da comunidade escolar. O caso ganhou repercussão nacional por conta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), decisão inédita firmada pelo Procon Municipal e o colégio, que resultou em reparação às estudantes vítimas de racismo, implantação de programa de cotas com 50 bolsas integrais por ano a alunos negros de baixa renda e uma série de ações que visam mudar o comportamento de profissionais, alunos e comunidade em geral.
O fórum na OAB Uberlândia possibilitará aos participantes o compartilhamento de perspectivas e ideias próprias sobre o combate ao racismo nas escolas. Materiais de referência sobre igualdade racial e educação inclusiva serão disponibilizados ao público, que também terá a oportunidade de se conectar com representantes de organizações e grupos de interesse relacionados à igualdade racial.
Haverá ainda apresentações culturais referentes ao tema e entrega de certificados de participação (quatro horas) aos inscritos no evento.
Programação:
18h30/19h – Recepção e registro dos participantes – Música ao vivo com Jack Albernaz
19h/19h30 – Composição da Mesa – Abertura musical com terno de congado
19h30/21h – Mesa Redonda: “Consciência Racial no Contexto Escolar” (4 expositores com 10 minutos cada + 4 expositores com 5 minutas cada)
21h/21h15 – Apresentação Cultural: Capoeira
21h15/22h – Encerramento e Networking
Agenda
O quê: “Fórum de Consciência Racial: Um Olhar para o Racismo no Contexto Educacional”
Data: segunda-feira, 11 de dezembro
Horário: das 18h30 às 22h
Local: 13ª Subseção OAB Uberlândia
Endereço: Av. Rondon Pacheco, 980 – bairro Copacabana