Bares e restaurantes do Triângulo Mineiro estimam crescimento de até 20% no faturamento durante o carnaval

De acordo com levantamento da Abrasel, 52% dos empresários do setor projetam abrir as portas durante os dias de festa.

O carnaval de 2025 chega com grandes expectativas para o setor de bares e restaurantes em todo o Brasil. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada entre os dias 13 e 21 de janeiro na região do Triângulo Mineiro, 52% dos empresários do setor projetam abrir as portas durante os dias de festa, apostando no movimento no período. Além disso, 48% deles esperam um crescimento de 20% no faturamento em relação ao ano passado, enquanto 4% apostam em resultados acima desse percentual. Para 37%, haverá estabilidade e apenas 6% projetam queda.

Segundo Fábio Bertolucci, presidente da Abrasel no Triângulo Mineiro, o otimismo reforça a importância da data para a economia e movimenta o mercado de alimentação e bebidas no país. “O setor está em uma trajetória de recuperação, e o carnaval deve impulsionar ainda mais esse movimento. O mês de dezembro foi muito positivo e permitiu que muitos negócios fechassem 2024 com lucro ou estabilidade. Temos boas expectativas de que o Carnaval traga um impulso significativo para o setor e que 2025 seja, de fato, um ano de recuperação e crescimento para bares e restaurantes”, afirma Fábio.

Carnaval da Überbräu

A Überbräu, a primeira cervejaria artesanal do Triângulo Mineiro, aposta no Carnaval como uma oportunidade para impulsionar seu faturamento e atrair ainda mais público. Localizada na Avenida Espanha, nº 391, no bairro Tibery, a cervejaria está há 17 anos no mercado e se consolidou como referência na produção de cervejas artesanais na região. Para celebrar a festa mais popular do Brasil, o estabelecimento promoverá o Carnaval da Überbräu, um evento que acontecerá no dia 3 de março, das 17h às 22h. A programação contará com a participação de três animados blocos carnavalescos: Chiquita Bacana, Bloco da Mari e Barato Total Axé, além de muita música ao vivo, cerveja artesanal, chopp gelado e uma seleção de comidas saborosas. Tudo isso em um ambiente preparado para proporcionar conforto e diversão aos foliões.

O sócio administrador, Roberto Michelin, destaca que a Überbräu busca inovar a cada ano para atrair o público durante a folia. “Sempre preparamos algo diferente para o carnaval, e nossa expectativa para este ano é crescer o faturamento em cerca de 15% em relação ao ano passado e receber 2000 mil pessoas”, afirma.

Setor se recupera, mas desafios financeiros persistem

Após um dezembro de recuperação parcial, o carnaval de 2025 chega como uma esperança de faturamento para bares e restaurantes. Dados da Abrasel apontam que, no último mês do ano, 42% dos estabelecimentos operaram com lucro, enquanto 36% registraram equilíbrio financeiro e 22% tiveram prejuízo – o menor índice em 12 meses. Ainda assim, o setor segue enfrentando obstáculos: 33% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses e 59% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação e ainda 8% reajustaram acima da inflação.

O levantamento apontou que 32% das empresas têm dívidas em atraso. Destas, 86% devem impostos federais, 57% têm empréstimos bancários em atraso, 48% devem impostos estaduais, 43% possuem débitos com serviços públicos como água, luz, gás e telefone, 33% devem a fornecedores de insumos como alimentos e bebidas, 29% estão em atraso com encargos trabalhistas e previdenciários, 29% têm dívidas de aluguel, 19% estão em atraso com taxas municipais, 10% possuem débitos com empregados e 5% devem a fornecedores de equipamentos e serviços.

Fábio explica que o alto índice de endividamento e a dificuldade em repassar a inflação para o custo dos serviços prestados são empecilho para o setor. “Muitos empresários ainda enfrentam desafios financeiros, o que exige planejamento e gestão eficiente para garantir a sustentabilidade dos negócios no longo prazo”, ressalta Bertolucci.

FOTO:                                                                                                                                                                    Divulgação/Carnaval da Überbräu de 2024

Deixe uma resposta