O negócio próprio é a principal fonte de renda para sete a cada 10 dez mulheres que empreendem em Minas Gerais, de acordo com a segunda edição da Pesquisa Mulheres Empreendedoras. Para apoiar as mulheres em sua trajetória empreendedora, o Sebrae Minas realiza em Uberlândia, na próxima quarta-feira (17/4), às 18h30, a palestra Autoestima como ponte do sucesso. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas neste link.
A palestra faz parte do calendário 2024 do Sebrae DELAS Mulher de Negócios em Uberlândia. Criado em 2019, o projeto já atendeu a mais de 16 mil mulheres no estado, em diversas soluções, sendo muitas delas gratuitas.
O objetivo da iniciativa é fomentar práticas empresariais e políticas públicas para tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, incentivar potenciais empreendedoras e empresárias a desenvolverem suas características empreendedoras e abrirem negócios, além de articular parcerias para o fortalecimento de redes que fomentam e apoiam o empreendedorismo feminino em todo o estado.
Em 2023, um grupo de 32 mulheres foi atendido pelo Sebrae DELAS em Uberlândia. Ao longo do ano, elas participaram de capacitações nas áreas de comportamento e gestão. “Em 2024 vamos trabalhar três pilares do programa: comportamento, liderança e digital, que são muito relevantes para os negócios e que devem ser trabalhados de forma mais focada para o público feminino”, informa Fabiana Queiroz, analista do Sebrae Minas.
Empreendedorismo feminino em números
Dados da Receita Federal de fevereiro de 2024 mostram que Minas Gerais ocupa a segunda posição entre os estados em número absoluto de pequenas empresas lideradas por mulheres, atrás apenas de São Paulo. Mais de 800 mil pequenos negócios contam com uma mulher no comando, o que corresponde a 40,96% do total de empresas.
Uberlândia é o segundo município com o maior número de empreendedoras em Minas Gerais: 37.462 mulheres, ficando atrás somente de Belo Horizonte (141.804). Mais de 90% das empreendedoras de Uberlândia (34.988) são microempreendedoras individuais (MEI), com maior predominância nas seguintes atividades: Cabeleireiros (3.887), Comércio varejista de artigos de vestuário (3.336), Promoção de vendas (2.736), Outras atividades de tratamento de beleza (2.008) e Serviços Domésticos (1.531).
SERVIÇO
Palestra Autoestima como ponte do sucesso
17 de abril
A partir das 18h30
Local: Sebrae – Avenida Izaú Rangel de Mendonça, 20 – Santa Mônica – Uberlândia/MG
Evento gratuito: link de inscrição