FATRA Ensino Superior passa a ser UNIFATRA – Centro Universitário com mudança reconhecida pelo MEC, que garante mais autonomia acadêmica, ampliação da qualidade e fortalecimento da pesquisa
A partir de julho de 2025, Uberlândia ganha mais força no cenário educacional brasileiro. A FATRA Ensino Superior torna-se UNIFATRA – Centro Universitário. A mudança, chancelada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 282, de 11 de abril de 2025, representa mais agilidade na criação de novos cursos e programas de pós-graduação e mais oportunidades para quem busca formação qualificada.
Com a transformação, o Centro Universitário permite a oferta célere e de qualidade de novos cursos, o incentivo à pesquisa, ao ensino e à extensão, bem como o desenvolvimento de projetos de pós-graduação. Isso representa um reforço para o pólo acadêmico de Uberlândia como expoente na formação de profissionais de alto nível para o estado e para o país.
A transição da Fatra para Unifatra é resultado de um histórico sólido, construído ao longo de 25 anos de atuação no ensino técnico e 16 como faculdade autorizada pelo Governo Federal, com avaliações constantes de qualidade. Segundo o reitor da instituição, João Gonçalves, essa mudança reflete a seriedade do trabalho desenvolvido. “Desde 2009, quando fomos autorizados como faculdade, mantivemos um compromisso com a qualidade acadêmica, o que nos permitiu alcançar este novo patamar em 2025”, afirma.
Com a conquista, o novo Centro Universitário da cidade já planeja expansão de vagas e novos cursos, que serão divulgados em breve. “O aluno, a comunidade acadêmica e a sociedade, em geral, vão perceber a diferença na agilidade, na ampliação das áreas de conhecimento e na maior presença de projetos. O Centro Universitário é uma experiência mais completa e dinâmica”, explica o reitor.
Docente orienta estudantes em atividade supervisionada
Além disso, uma novidade importante é a autonomia para emissão de diplomas. “Como Centro Universitário, poderemos registrar os diplomas internamente, eliminando a necessidade de parcerias para esse processo. Isso representa mais agilidade para os alunos e fortalece a identidade institucional”, esclarece o reitor.