Band Minas, BandNews, Co.Lab – PUC Minas, Estado de Minas, Itatiaia, TV Globo e O Tempo foram os veículos vencedores da edição 2025
Diversidade e inclusão, rede de apoio para mulheres, preservação da ancestralidade, empreendedorismo sustentável e negócios nas comunidades foram os temas dos trabalhos vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), etapa Minas Gerais. O reconhecimento celebra reportagens que valorizam histórias de empreendedorismo e transformação social em diferentes formatos jornalísticos. O anúncio dos vencedores foi realizado na noite desta sexta-feira (19/9), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
Os três primeiros colocados das categorias principais – Texto, Áudio, Vídeo Fotojornalismo – receberam as quantias de R$ 11 mil (1º lugar), R$ 8 mil (2º lugar) e R$ 5 mil (3º lugar). Na categoria especial Jornalismo Universitário, a matéria vencedora recebeu R$ 2 mil. Os primeiros colocados de cada categoria concorrem na fase regional, que classificará os finalistas para a final nacional, realizada em Brasília.
“Hoje celebramos a relevância de uma profissão que garante o direito à verdade e fortalece a cidadania. O jornalismo responsável informa, educa, motiva, conecta e dá voz àqueles que muitas vezes não são ouvidos. Quando um jornalista conta a história de um pequeno empreendedor, ele ilumina caminhos, multiplica exemplos e ajuda a construir um país mais justo e mais forte”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Acesse as fotos do evento aqui.
Confira abaixo as matérias vencedoras:
Jornalismo em Texto
O primeiro lugar da categoria Texto ficou com o especial “Caderno Diversos”, publicado em O Tempo. As matérias apresentam histórias de empreendedores que estão investindo em programas de diversidade e inclusão, e mostram os impactos transformadores dessas ações nas vidas de tantas pessoas.
“Todo mundo sabe a luta e a correria para fazer matérias diárias. E é muito legal ver que a gente consegue fazer um trabalho diferente, um bom jornalismo. Esse caderno, com tema diversidade e inclusão, é muito especial, pois somos uma equipe diversa e isso nos dá muito orgulho”, ressalta a jornalista Tatiana Lagôa.
Em segundo lugar, “A fé que sustenta: mercado religioso impulsiona diversos negócios em Minas Gerais”, também de O Tempo, retrata o mercado religioso e a expansão do número de pequenos negócios focados no mercado da religião e da fé. E o terceiro lugar foi para a série “Labuta continua”, publicada no Super Notícia e em O Tempo, que mostra o aumento do número de pessoas com mais de 60 anos que voltam ao mercado de trabalho. Confira as matérias: parte um, parte dois e parte três.
Jornalismo em Áudio
A série “Uma mulher puxa a outra”, de O Tempo, venceu a categoria Áudio ao narrar redes de apoio e fortalecimento entre empreendedoras. Os episódios um, dois e três abordam os desafios que as mulheres enfrentam para empreender.
“Essa pauta surgiu em Brasília, na final do PSJ há dois anos. Ouvimos uma palestra sobre mulheres não iam para happy hour porque não tinham tempo e isso reduzia o networking. E aí já pensamos que poderia ser algo para fazer. Existem histórias por trás das histórias”, conta a jornalista Queila Ariadne.
Em segundo lugar, a série especial “Lojas de usados movimentam a economia de BH”, da Rádio Itatiaia, apresentou um panorama do mercado de produtos usados e seu impacto para a economia. Confira as matérias um, dois, três, quatro, cinco e seis. E o terceiro lugar ficou com a série “Água mole em pedra dura: a persistência de empreendedores resilientes”, da Rádio BandNews FM, que apresenta histórias de empreendedores que, mesmo diante de vários desafios, seguem firmes em suas trajetórias de aprendizado e superação. Ouça as matérias um (a partir de 48:55), dois (a partir de 1:11:14) e três (a partir de 1:12:14).
Jornalismo em Vídeo
O especial do Globo Rural, da TV Globo, “Apanhadores de flores criam pequenos negócios na Serra do Espinhaço” conquistou o primeiro lugar na categoria Vídeo. A série de cinco episódios mostra como a coleta de flores Sempre-Vivas tem contribuído para melhorar a renda e preservar o modo de vida ancestral de famílias da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. Assista os episódios um, dois, três, quatro e cinco.
“Essa matéria é, sem dúvidas, a mais marcante da minha vida. Ficamos 30 dias em campo para gravar essa reportagem de uma hora. Acompanhamos as famílias e pudemos ver essa forma tão peculiar de geração de renda e preservação do meio ambiente. Aprendemos muito e conseguimos mostrar o empreendedorismo dentro das comunidades e a resistência das famílias”, ressaltou Mariana Fontes, repórter e editora do Globo Rural, em vídeodepoimento.
O segundo lugar foi para a reportagem “Volta por Cima”, da Rádio Itatiaia. A narrativa conta a história de ex-detentos que encontraram no empreendedorismo um caminho para retornar ao mercado de trabalho. E o terceiro colocado ficou com a série “Do Agro ao Pop”, da TV Band Minas, que retrata os pequenos negócios que são exemplos de sustentabilidade, inovação e preservação ambiental. Confira os episódios um, dois e três.
Fotojornalismo
A série fotográfica do especial “Empreendedoras sustentáveis e salvadoras das veredas”, publicada no Estado de Minas, venceu na categoria Fotojornalismo, com registros de cenas e empreendedoras dos lugares que inspiraram a obra “Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa.
“As palavras fazem a diferença e as imagens também, principalmente de pessoas que ajudam a salvar o mundo, a salvar o sertão. Essas pessoas que vão garantir as futuras gerações. Foram mais de 4 mil quilômetros rodados, foi um trabalho muito intenso e gratificante”, comemora o fotojornalista Luiz Ribeiro.
“Terrários conquistam mercado em BH”, de O Tempo, ficou em segundo lugar. A foto ilustra a matéria que mostra a expansão da demanda por terrários em BH. E em terceiro, a foto “Empreendedores locais lutam para sobreviver em Brumadinho”, publicada em O Tempo, registrou comerciantes de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, que enfrentam as incertezas da retomada do turismo no município.
Jornalismo Universitário
A matéria “Empreendedores nas favelas: do Aglomerado ao Cabana”, do Co.lab PUC Minas, venceu na categoria especial Jornalismo Universitário. O trabalho mergulha no universo do empreendedorismo nas comunidades de Belo Horizonte, com histórias de protagonismo feminino, empreendedorismo social, coragem e persistência.
“Tivemos muito orgulho em fazer essa matéria. Quero agradecer muito aos nossos professores, pois nada acontece sem eles”, comemora a estudante Danielly Camargos.
Homenagens
Durante a cerimônia de premiação, o júri técnico da etapa estadual, formado pelos jornalistas Tecris de Souza, Antônio Achillis e Fernando Lacerda, foi homenageado. Também foram homenageadas as fontes do Sebrae Minas Michelle Chalub e Laurana Viana. Ambas foram as porta-vozes que mais atenderam a imprensa entre junho de 2024 e junho de 2025, mesmo período de veiculação dos conteúdos que concorreram no Prêmio Sebrae de Jornalismo, destacando o papel do Sebrae de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas.
Vencedores
Categoria Texto
1º lugar: “Caderno Diversos” – O Tempo
Equipe: Tatiana Lagôa, Rayllan Oliveira e Vitor Fórneas
2º lugar: “A fé que sustenta: mercado religioso impulsiona diversos negócios em Minas Gerais” – O Tempo
Equipe: Juliana Siqueira Pio e Vitor Fórneas
3º lugar: Série “Labuta continua” – Super Notícia e O Tempo. Matérias: parte um, parte dois e parte três.
Jornalista: Anderson Rocha
Categoria Áudio
1º lugar: Série “Uma mulher puxa a outra” – O Tempo. Episódios um, dois e três
Equipe: Queila Ariadne, Maria Irenilda, Milena Geovana e Rodrigo Beleza
2º lugar: Série “Lojas de usados movimentam a economia de BH” – Rádio Itatiaia. Matérias um, dois, três, quatro, cinco e seis
Equipe: Célio Ribeiro, Helen Araújo, Fernanda Rodrigues, Naice Dias, Arthur William e Renato Gomes
3º lugar: Série “Água mole em pedra dura: a persistência de empreendedores resilientes” – Rádio BandNews FM. Matéria um (a partir de 48:55), dois (a partir de 1:11:14) e três (a partir de 1:12:14)
Equipe: Mariana Reis, Agnaldo Silva e Thayane Ribeiro
Categoria Vídeo
1º lugar: Série “Apanhadores de flores criam pequenos negócios na Serra do Espinhaço” – TV Globo – Globo Rural. Episódios um, dois, três, quatro e cinco
Equipe: Mariana Fontes, Gabriel Mitani, Fernando Nakajato, Júlia Salamé, Douglas Campos, Marcos Barcarrollo, Maurici Tonelli, Maria Luiza Silveira, Marion Lemonnier, Katia Shigeno, Raymundo Oliveira e Letícia Prado
2º lugar: “Volta por Cima” – Rádio Itatiaia
Equipe: Vanda Sampaio, Naice Dias, Anderson Porto, Tadeu Scafutto e Armando Oliveira
3º lugar: Série “Do Agro ao Pop” – TV Band Minas. Episódios um, dois e três
Equipe: Fábio Melo, Hellem Malta, Sidnei Mesquita, Emerson Jacob, Alexandre Dolabela e Rique Ferreira
Categoria Fotojornalismo
1º lugar: Série fotográfica “Empreendedoras sustentáveis e salvadoras das veredas” – Estado de Minas
Fotógrafos: Alexandre Guzanshe, Luiz Ribeiro e Solon Queiroz
2º lugar: “Terrários conquistam mercado em BH” – O Tempo
Fotógrafo: Fred Magno
3º lugar: “Empreendedores locais lutam para sobreviver em Brumadinho” – O Tempo
Fotógrafo: Daniel Cerqueira
Categoria Jornalismo Universitário
1º lugar: Matéria “Empreendedores nas favelas: do Aglomerado ao Cabana” – Co.lab PUC Minas
Equipe: Mariana Brandão e Danielly Camargos
Sobre o PSJ
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo, veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. O prêmio é uma oportunidade para os profissionais darem visibilidade aos conteúdos que produzem e serem reconhecidos pela excelência nas produções.
A 12ª edição do PSJ teve 3.442 matérias inscritas, 12% a mais que o ano anterior. Minas Gerais foi o segundo estado com o maior número de trabalhos inscritos, totalizando 288. O resultado superou em 31% o número de projetos inscritos no concurso em 2024.
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