Movimento estratégico visa acelerar o desenvolvimento de startups investidas, empregando a expertise da FCJ, que assume a gestão operacional da Algar Venture Builder
A Algar, empresa de TI e Telecom do Grupo Algar, anuncia um movimento estratégico para fortalecer sua iniciativa de Corporate Venture Builder (CVB). Após três anos de maturação do modelo de negócio, que foi concebido e incubado no Brain, Centro de Inovação fundado pela companhia, a gestão operacional da CVB passará a ser conduzida pela FCJ Group, uma das maiores redes de venture builder da América Latina e parceira da Algar desde o início do projeto.
A mudança representa a evolução natural da operação, que atinge um novo patamar de profissionalização. Com a transição, a empresa de TI e telecom concentrará seus esforços na direção estratégica e na geração de negócios entre as startups investidas e suas unidades de negócio, enquanto a FCJ aplicará sua expertise e metodologia comprovada na gestão do dia a dia, desenvolvimento e acompanhamento das startups do portfólio. A FCJ assume a atividade por meio de seu Centro de Serviços
Compartilhados, estrutura especializada que já atende dezenas de outras venture builders no país.
Para a Algar, a decisão reforça seu compromisso com a inovação aberta e o sucesso de suas investidas, garantindo uma governança ainda mais robusta e um suporte especializado para impulsionar o crescimento das startups.
“O Brain tem o papel fundamental de incubar e validar novos modelos de negócio para a Algar. Atingimos um nível de maturidade com a nossa Venture Builder que nos permite dar o próximo passo, focando na profissionalização para gerar ainda mais valor. A parceria com a FCJ, que possui uma expertise ímpar nesse ecossistema, nos dará mais agilidade e permitirá que as startups tenham um suporte ainda mais especializado para escalar suas soluções, enquanto a Algar se concentra nas sinergias e trações estratégicas”, afirma Ivan Mendes, presidente do Brain.
A transição foi planejada para ocorrer de forma transparente, sem alterar a estrutura de investimentos ou o compromisso da Algar com os acionistas e as startups do portfólio. O objetivo é otimizar o trabalho e potencializar os resultados, combinando a força de mercado da Algar com a excelência operacional da FCJ.
“A FCJ se preparou para este momento, estruturando um Centro de Serviços Compartilhados robusto e eficiente. Assumir a operação da Algar Venture Builder é uma satisfação e a consolidação de uma parceria de sucesso. Nosso desafio é otimizar os processos e manter a qualidade da entrega, aproximando ainda mais as startups das oportunidades de negócio dentro do ecossistema Algar. Estamos confiantes de que, juntos, levaremos a iniciativa a um novo nível de performance”, finaliza Justino Alves, CEO da FCJ Group.
