Áreas verdes de Uberlândia terão novo modelo de gestão

O prefeito Odelmo Leão anunciou, nesta sexta-feira (22), um novo modelo de gestão de preservação das áreas verdes de Uberlândia, que consiste na realização contínua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de limpeza, capina, ajardinamento e serviços de engenharia de manutenção preventiva e corretiva de praças, parques, Zoológico Municipal e Horto Municipal. A novidade, apresentada durante solenidade realizada na praça Ana Diniz, no bairro Brasil, tem o objetivo de reforçar ainda mais a conservação dos equipamentos públicos e mantê-los permanentemente em bom estado, reiterando o compromisso da atual gestão municipal com o meio ambiente e a melhora constante da qualidade de vida da população.

A modelagem atualizada, que resultou em mais de 17% de economia em relação ao modelo anterior, foi garantida por meio da concretização recente de 6 novos contratos, com empresas vencedores de processos licitatórios, que possibilitarão as intervenções em todas as 340 áreas verdes, das quais são 5 parques e o restante praças e similares existentes hoje na cidade. Por meio desses contratos, diferentemente do padrão antigo, será permitida a execução periódica dos serviços com o fornecimento obrigatório da mão de obra, equipamentos e insumos, possibilitando que os espaços estejam sempre em boas condições para a população e que emergências sejam atendidas de forma mais célere.

2.jpg

Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Além dos serviços de limpeza, capina e ajardinamento, estão previstos trabalhos de conservação, obras e manutenções como: reparos e/ou substituição, pintura, melhorias dos mobiliários dos banheiros, das quadras esportivas, bancos, pisos, muros, alambrados, parquinhos infantis, meio-fio no entorno dos canteiros internos e externos das praças, assentamento das pedras portuguesas, adequação de rampas de acessibilidade, reposição de estrutura hidrossanitária e de vidros, restauração de portas, adequação de rede elétrica e restauração de palcos, entre outras.

Para as intervenções estabelecidas no novo modelo de gestão nas áreas verdes de Uberlândia, serão investidos, aproximadamente, R$ 15,9 milhões em recursos próprios, o que representa uma economia de mais de 17% em relação ao modelo antigo de preservação dessas áreas, que contava com mais de 10 contratos. As vencedoras de processos licitatórios e contratadas para a execução dos serviços são as empresas H2F Construções e Serviços Terceirizados de Mão de Obra, Selecta Serviços Globalizados Ltda e Arqgraph Serviços Ltda.

3.jpg

Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Manutenções em praças

Desde junho do ano passado, a Prefeitura de Uberlândia tem reforçado as obras corretivas e preventivas em praças e parques da cidade, sendo que aproximadamente 40 praças receberam esses serviços. Praças como a Tubal Vilela, Jacy de Assis, Rui Barbosa (Bicota), Clarimundo Carneiro, Nossa Senhora Aparecida e da Bíblia, entre outras, já foram beneficiadas com melhorias. Reparos também vêm sendo feitos, desde outubro de 2023, na praça Sérgio Pacheco, que, recentemente, teve a quadra esportiva revitalizada.

Conservação e ajardinamento

Foram iniciados, no final de 2023, os trabalhos de conservação e ajardinamento nos setores Leste e Oeste da cidade e, em meados de fevereiro de 2024, os setores Central, Sul, Norte e Distritos também tiveram as ordens de serviços emitidas. Esses contratos contemplam a varrição, capina, roçagem, remoção da massa verde, além da manutenção periódica dos banheiros, com fornecimento de insumos (papel higiênico, papeleiras, sabonete, etc.), equipamentos e mão de obra. As empresas devem manter as áreas sempre limpas e com o controle do crescimento da vegetação, não permitindo que ultrapassem 15 cm de altura.

Melhorias do novo modelo de gestão de áreas verdes:

1.    Como era: O modelo anterior não abarcava todo o escopo dos serviços prestados com o fornecimento dos equipamentos, insumos e mão de obra, necessitando de vários contratos apartados.

Como ficou: Agora, todos equipamentos como roçadeiras, caminhão pipa para irrigação, tratores, produtos de limpeza, materiais de construção, além da mão de obra e veículos para o descolamento das equipes, estão previstos nos contratos, possibilitando eficiência na prestação de serviços e maior controle na fiscalização e gestão dos contratos.

2.    Como era: Estava limitado à execução dos serviços na totalidade das áreas verdes, dos parques, zoológico e horto municipal na modelagem antiga.

Como ficou: Com o novo padrão, os serviços de varrição agora foram ampliados para todas as cerca de 340 áreas verdes existentes.

3.    O novo modelo conta com matriz de riscos, ou seja, existe previsão de ampliar os serviços para novos bairros e praças que porventura surgirem devido ao crescimento da cidade.

4.    A nova modelagem estabelece critérios de limpeza dos banheiros das praças, exigindo que o serviço seja realizado, no mínimo, duas vezes ao dia. Para além disso, os banheiros localizados em praças da região central deverão ter frequência de limpeza superior a isso devido à demanda, permitindo que funcionem das 7h às 19h, ininterruptamente.

5.    Os custos anuais previstos para os serviços representam uma economia de cerca de 17,69% em relação aos prestados anteriormente.

5.jpg

Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Deixe uma resposta