Instituto Lado a Lado pela Vida promove Exposição Intestinão em Uberlândia

Nos dias 26 a 28 de junho de 2024 (quarta a sexta-feira), o Instituto Lado a Lado pela Vida promoverá a exposição Intestinão: uma exposição para todos, em Uberlândia, Minas Gerais. O evento gratuito será realizado na sede da Prefeitura de Uberlândia, na Av. Anselmo Alves dos Santos número 600, das 8h às 18h.

A exposição contará com a réplica ampliada do intestino grosso, em um modelo inflável, onde os visitantes terão oportunidade de fazer uma viagem por dentro da estrutura que soma 25 metros de comprimento e aprenderão sobre o órgão por meio de vídeos interativos durante a visitação. As visitas monitoradas serão realizadas em grupos de até 10 pessoas com duração entre 12 e 15 minutos.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o que é o câncer de intestino, sua prevenção, a importância do diagnóstico precoce, bem como sensibilizar sobre o consumo de alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas – formas de prevenção da doença. “É muito importante apresentarmos esse tema de forma lúdica e interativa para que o público de todas as idades tenha oportunidade de participar e entender melhor sobre o câncer de intestino, uma doença grave e que nos últimos anos vêm acometendo pessoas cada vez mais jovens”, destaca Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. Os visitantes receberão material informativo e ao fim da exposição também poderão tirar dúvidas sobre a doença com profissionais de saúde.

Sobre o câncer colorretal

O câncer de intestino ou colorretal é o terceiro mais frequente no Brasil, com a estimativa de 45.630 novos casos da doença por ano no triênio 2023 a 2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer. É um tipo de tumor que afeta mais as mulheres, com 23.660 casos da doença e que torna fundamental a informação e conscientização do público. Os principais sinais e sintomas sugestivos deste tipo câncer são sangramento nas fezes, massa (tumoração) abdominal, dores abdominais, perda de peso sem causa aparente, anemia e mudança de hábito intestinal.

A Organização Mundial da Saúde preconiza o rastreamento do câncer colorretal em pessoas assintomáticas acima de 50 anos, por meio do exame de sangue oculto de fezes. Caso o teste seja positivo, deve-se realizar uma colonoscopia ou retossigmoidoscopia para ver se há câncer ou pólipos que possam vir a se transformar em câncer. Ao retirar os pólipos, se evita a ocorrência da doença.

A Exposição Intestinão no estado de Minas Gerais terá início em Uberlândia, seguindo depois para Diamantina e Belo Horizonte, marcando um compromisso do Instituto Lado a Lado pela Vida, em orientar a população acerca da importância do diagnóstico precoce de doenças e de uma saudável mudança de hábitos. Com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Lei 14.758/23), já em vigor, é importante sensibilizar a todos para a urgência do câncer e o Instituto Lado a Lado pela Vida que atuou intensamente para a aprovação da nova lei e continua trabalhando para a sua efetiva implementação na ponta, essa é uma grande oportunidade de levar o tema para a população em um formato que soma ciência, saúde e diversão.      

SERVIÇO
Exposição Intestinão
Data: 26 a 28 de junho (quarta a sexta-feira)
Hora: das 8h às 18h
Local: Prefeitura de Uberlândia – Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Santa Mônica – Uberlândia/MG
Parceria Institucional: Prefeitura de Uberlândia
Parceria Técnica: ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino)

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida 
Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é disseminar conhecimento, sensibilizar e engajar a sociedade, gestores e profissionais da saúde e atuar como agente influenciador nas políticas públicas sobre as doenças crônicas como o câncer, as doenças cardiovasculares e a saúde do homem. Contribuir para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, representando em todas as esferas o paciente em sua jornada. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro; Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem e Eu e Você contra o Câncer. A organização é a única representante na América Latina no Comitê de Advocacy da World Heart FederationSobre o Instituto: https://ladoaladopelavida.org.br/

Deixe uma resposta