Com o compromisso de garantir a imunização do maior número possível de pessoas consideradas prioritárias na vacinação contra a influenza, a Prefeitura de Uberlândia realiza neste sábado (27) o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. Das 8h às 17h, a população apta a tomar a vacina poderá procurar as 11 salas de vacina das unidades básicas de saúde ou das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) que estarão aplicando as doses.
Para atender o público, a vacinação acontecerá nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Martins, Luizote, Pampulha, Planalto e Tibery, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) São Jorge II, Shopping Park I, Joana D’arc, Jardim Célia e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Brasil e Roosevelt. Confira os endereços aqui.
Podem receber a dose idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde (serviços públicos e privados), gestantes, puérperas (45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário passageiros.
Até o momento, o município aplicou 60.092 doses, o que representa 25% de cobertura. “A dose está disponível durante toda a semana nas 74 salas de vacina da rede pública. O Dia D é um momento de sensibilização para que as pessoas aproveitem o sábado, que é um dia mais tranquilo, para garantirem a dose da vacina. É uma oportunidade para ficarem protegidos e sem desculpa de falta de tempo. A nossa cobertura está baixa e precisamos garantir que o público-alvo, que são pessoas mais vulneráveis, fique protegido”, destacou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Além da vacinação da gripe, as equipes também atualizarão o cartão de vacina com outros imunizantes durante o Dia D.
Importância da vacinação
A 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza busca minimizar as complicações decorrentes da gripe com a chegada do outono e a aproximação do inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral.
Neste ano, a expectativa é aplicar cerca de 269 mil doses no público-alvo da campanha até o dia 31 de maio. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos principalmente nos grupos de alto risco. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber a dose.