Variante Delta é confirmada em Uberlândia em amostras colhidas coletadas de 1º a 14 de agosto

A variante Delta está circulando em Uberlândia e foi encontrada em 9,6% das amostras coletadas. A Prefeitura de Uberlândia recebeu nesta quarta-feira, 25 de agosto, os resultados dos testes de sequenciamento genético de 31 amostras de exames de paciente com Covid-19 coletados na cidade. Os testes foram realizados para a identificação de possíveis cepas em circulação no município.

O perfil de pacientes investigados é amplo. As amostras são de pessoas com menos de 50 anos com a vacinação completa e em andamento, além de pessoas com mais de 50 anos, com o ciclo vacinal completo. Todas internadas em UTIs da Rede Municipal de Saúde

A amostragem foi feita seguindo critérios técnicos, de forma a ser a mais completa possível. Os materiais enviados para análise são dos cinco distritos sanitários da cidade, de forma a representar os residentes atendidos em todas as regiões da cidade.

O período de coleta também foi específico. Foram escolhidas as semanas epidemiológicas 31 e 32 para a amostragem, que correspondem aos dias 1º a 14 de agosto. A escolha destas duas semanas se deu por ser o momento em que a cidade atingiu um número elevado na ocupação de leitos de UTI (224), e em que a taxa de transmissão, que era de 1,2, também era alta.

A Prefeitura de Uberlândia efetivou a contratação emergencial do serviço, na última sexta-feira (20), para realizar o sequenciamento genético que identificasse de forma minuciosa as possíveis cepas da Covid-19 na cidade. Diante dos dados identificados pela análise, o prefeito Odelmo Leão determinou a continuidade da investigação nas próximas semanas para acompanhar a evolução da Delta e de outras variantes.

 

Deixe uma resposta