Com o tempo mais seco e piora da qualidade do ar no fim de semana, em consequência das nuvens de poeira e fuligem que atingiram a região no fim de semana, consumo médio de água por habitante aumentou cerca de 10% em relação ao final de semana anterior
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) reforça a recomendação para que a população evite desperdício de água, fazendo o uso consciente. A autarquia já tem realizado manobras hídricas para manter os reservatórios com níveis satisfatórios e seguir garantindo o abastecimento em Uberlândia, uma vez que o período atual é de estiagem e o consumo vem aumentando.
Com a piora da qualidade do ar no fim de semana, em consequência tanto da baixa umidade relativa quanto de nuvens de poeira e fuligem que atingiram a região, originadas de São Paulo, e dos incêndios registrados na cidade, o consumo médio por habitante, neste domingo (15), foi de pouco mais de 316 litros- um crescimento de cerca de 10% em relação ao apurado no fim de semana anterior, quando o uso ficou em mais de 284 litros de água por habitante.
Os dados continuam bem acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 110 litros/dia, e superior à média do primeiro semestre na cidade, que foi de 262,27 l/hab. Destaca-se que as ampliações e melhorias implementadas no sistema de abastecimento de água pela Prefeitura de Uberlândia, por meio do Dmae, vêm sendo fundamentais para suprir a demanda. Entretanto, é fundamental que a população também colabore, pois a água é um recurso finito.
Dicas para economizar água:
– Evitar banhos demorados;
– Desligar o chuveiro na hora de ensaboar, passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue;
– Fechar a torneira enquanto se escova os dentes;
– Ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e enxaguar os utensílios;
– Não deixar alimentos descongelando sob a água corrente;
– Corrigir vazamentos dentro de casa;
– Trocar a mangueira por vassoura na hora de lavar a calçada e a rua;
– Esperar juntar uma boa quantidade de roupa para ligar a máquina;
– Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro;
– Usar um balde e um pano para limpar o carro.