Edição do projeto Jardim Urbano vai transformar nove abrigos de ônibus na avenida Monsenhor Eduardo

Iniciativa promove intervenção artística para transformar mobiliário urbano e lugares em Uberlândia

O projeto Jardim Urbano, iniciativa independente que há três anos ressignifica espaços urbanos por meio da arte, chega a mais uma edição, desta vez intitulada “Jardim Urbano – Edição Monsenhor Eduardo”. A Brasal Incorporações é apoiadora da iniciativa  que é um marco na valorização da criatividade e na conexão da comunidade com o ambiente urbano. Nesta edição, a iniciativa toma proporções ainda maiores e nove artistas irão transformar os nove abrigos de ônibus da avenida Monsenhor Eduardo em uma galeria de arte a céu aberto. A pintura dos abrigos acontece no domingo, 28 de janeiro, durante todo o dia, marcando o início da Semana Municipal de Graffiti e Arte Urbana.

Para Gabriela Zago, Coordenadora de Marketing da Brasal Incorporações Filial Uberlândia, o objetivo dessa intervenção artística vai além do visual estético, buscando promover a reflexão sobre a expansão da cidade, não apenas em termos industriais, mas também no âmbito cultural. “Uberlândia é uma cidade com um grande potencial cultural que transforma nossas ruas com cores, desenhos e ilustrações. E projetos como o Jardim Urbano além de fomentarem a economia criativa local, dão espaço à artistas e fortalecem os laços da nossa comunidade com a arte e a cultura.”, pontua.

No domingo, 28/01, os artistas convidados irão pintar as partes internas dos pontos de ônibus com obras autorais inéditas. Já as partes externas receberão uma homenagem a rica história da Mogiana, uma antiga via férrea conhecida como Companhia Mogiana de Estradas de Ferro,  do município de Campinas.  Em 1888, a linha de ferro ligava São Paulo e Goiás, passando por Minas Gerais, e foi muito importante para o crescimento de Uberlândia e os trilhos percorriam onde hoje são as avenidas Monsenhor Eduardo e João Naves de Ávila. Por isso, cada ponto de ônibus será ressignificado, em sua face externa, com uma pintura alusiva à linha férrea, rememorando a história local em diálogo com a fruição criativa dos artistas locais.

A população é convidada a conferir a intervenção urbana e a atuação dos artistas voluntários, que irão realizar suas pinturas de forma simultânea durante a Feira Livre que acontece tradicionalmente aos domingos na Avenida. “A intervenção reforça a necessidade de ressignificar espaços urbanos, estimular a criatividade e promover a identidade cultural da cidade. E é ciente da importância destes pontos que a Brasal Incorporações é parceira do projeto e estamos ansiosos para conferir o resultado final.” finaliza Gabriela.

Idealizado por Débora Costa e Tiago Dequete, o projeto já deixou sua marca em diversos pontos da cidade, e em 2021, recebeu reconhecimento internacional ao participar do Dia Mundial da Criatividade. Neste ano, a edição Jardim Urbano – Edição Monsenhor Eduardo é uma parceria também com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Governo. São também apoiadores   a Lunar, o On Motel e a Uniube.

A valorização cultural da cidade é um compromisso da Brasal Incorporações e se reflete em diversas outras ações que a empresa já apoiou ou promoveu. Por exemplo, a revitalização do Teatro de Arena na Praça Sérgio Pacheco, em 2022, que não apenas preservou um importante patrimônio do município, mas também proporcionou um espaço vital para a expressão artística local. Ao apoiar a Exposição Perspectivas, que retratou Uberlândia pelos olhos de 10 artistas locais, não apenas celebrou a riqueza criativa da cidade, mas também promoveu uma identidade cultural única. Além disso, em uma parceria longínqua de sete anos com o Teatro Municipal, a Brasal é patrocinadora de diversas peças artísticas que o espaço recebe. Uma contribuição duradoura para o cenário artístico. O apoio a essas iniciativas reforça o compromisso da Brasal com a revitalização cultural da região e solidifica uma parceria valiosa entre a empresa e a comunidade.

Deixe uma resposta