Evento acontece na terça, 29, no Granja Marileusa, e vai tratar também de infraestrutura e oportunidades ligadas ao novo meio de transporte
Há alguns meses, a mídia brasileira intensificou as divulgações sobre o “carro voador”, que tem chamado cada vez mais atenção por se tratar de um projeto inovador e ousado. Na terça-feira (19), estará em Uberlândia o CEO da VertiMob Infrastructure, empresa que vai implantar, em São Paulo, a estrutura necessária para a operação das aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical.
Bruno Limoeiro vai ministrar uma palestra com o tema “Inovação e Mobilidade Urbana”, no Espaço de Negócios, localizado no bairro Granja Marileusa. As inscrições devem ser feitas pelo site da Sympla. Haverá também uma mesa redonda sobre os impactos que a nova tecnologia poderá gerar na sociedade e no mercado de trabalho.
O evento faz parte da Semana de Inovação no Granja Marileusa, realizada pela Associação de Moradores e Empresas (AME) do bairro, com apoio do UberHub (ecossistema que reúne startups voltadas para inovação) e do Sebrae. A iniciativa visa reforçar a imagem do bairro como modelo de planejamento urbano, onde a inovação é valorizada e implementada como forma de melhorar a vida dos moradores, empreendedores, trabalhadores e visitantes.
A Semana de Inovação é promovida nacionalmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e realizada nos estados por diversos órgãos, entidades e empresas com interesse em buscar soluções para as mais variadas demandas da sociedade, por meio de debates, reflexões, trocas de conhecimentos e de informações e de novos olhares sobre o desenvolvimento tecnológico.
O diretor-presidente da Granja Marileusa Desenvolvedora, José Inácio Pereira, destaca a vocação do bairro para a inovação desde a sua criação, há 11 anos. “Tanto é de que temos um comitê que se reúne periodicamente para pensar e falar de inovação”, ressaltou. É também devido a esta visão que será realizada a palestra sobre mobilidade urbana. “Precisamos debater ações que possam influenciar a vida das pessoas que ocupam os espaços urbanos”, disse José Inácio.
O analista do Sebrae Minas Eduardo Ramos também destacou a importância de fomentar o debate sobre inovações que podem transformar a realidade urbana. “A discussão sobre carros voadores não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre como podemos planejar nossas cidades para um futuro mais eficiente e sustentável. É essencial que empresários, acadêmicos e a comunidade em geral estejam engajados nesse diálogo”, afirmou.
Sobre o eVTOL
Com cara de helicópteros futuristas, as aeronaves elétricas que estão sendo desenvolvidas são chamadas popularmente de carros voadores. Esta nova modalidade pode ser seis vezes mais barata que os modelos de helicóptero, segundo especialistas, e é movida a baterias recarregáveis, um ponto positivo para a sustentabilidade.
Os eVTOLs (sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) precisarão de locais adequados para pousar, decolar e carregar as baterias. Serão os chamados vertiporto, uma espécie de “aeroporto” específico. O primeiro da América Latina será instalado em São José dos Campos (SP), pela VertiMob Infrastructure, e funcionará inicialmente para testes com base em simulações.
SERVIÇO
O QUE: Palestra “Inovação e Mobilidade Urbana”, com Bruno Limoeiro
QUANDO: Terça, 29 de outubro
HORÁRIO: 14h
ONDE: Espaço de Negócios – Av. Floriano Peixoto, 5506, Granja Marileusa
INSCRIÇÕES: Site da Sympla