Mercado Municipal de Uberlândia será reformado

Ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (28); prédio histórico, construído em 1944 e tombado como patrimônio histórico, é um dos principais cartões postais de Uberlândia

Foi assinada nesta quarta-feira (28), a ordem de serviço para reforma e restauração do Mercado Municipal. O investimento é de, aproximadamente, R$ 1,36 milhão, com recursos próprios da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A assinatura ocorreu no Centro Administrativo Municipal, na presença de representantes dos permissionários dos boxes comerciais que atuam no local.

 “Um governo precisa estar atento ao que a população precisa e deve atuar como agente facilitador. O Mercado Municipal é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Preservar esse prédio é fundamental para seguir valorizando a cultura e a história de Uberlândia”, disse o prefeito Odelmo Leão.

VP_15703.JPG

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Instalado na rua Olegário Maciel, esquina com a avenida Getúlio Vargas, no Centro de Uberlândia, o Mercado Municipal é um tradicional espaço da culinária e do artesanato local. No prédio que o abriga, serão executadas reformas e restaurações dos banheiros existentes, do piso, telhado, lajes e forro; adequação de Gás GLP, instalações elétricas e da rede hidráulica (água e esgoto); e pintura geral na edificação. A previsão inicial é que a obra dure seis meses. A execução ficará a cargo da Teleco Engenharia, empresa vencedora de processo licitatório.

Tombado como Patrimônio Histórico Municipal pela Lei nº 8.130/2002, o Mercado Municipal foi construído em 1944, inicialmente para abrigar o comércio local de hortifrutigranjeiro, e inaugurado no dia 25 de dezembro daquele ano. Nos quase 80 anos de existência, o Mercado passou por ampliações, como a construção de um prédio anexo, voltado para a avenida Getúlio Vargas, na década de 1950. Também recebeu reformas e restaurações, como as que foram realizadas em 2009, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão, quando foi criado o Espaço Cultural do Mercado, que recebe exposições e mostras.

Deixe uma resposta