Teatro no Gabarito Educação: transformando a educação e a vida dos alunos

As aulas de teatro do Gabarito Educação, conduzidas pelo professor Narlo Rodrigues Santos, têm se destacado por seu impacto significativo na formação dos alunos. Com uma abordagem que visa desenvolver as linguagens corporal e oral, estimular a criatividade e promover a interação e o trabalho em grupo, o teatro no Gabarito é muito mais do que uma disciplina extracurricular, é um verdadeiro laboratório de habilidades para a vida.

Objetivos e benefícios do teatro na educação
Os principais objetivos das aulas de teatro no Gabarito são claros e ambiciosos. “Trabalhar a desenvoltura das linguagens corporal e oral; estimular a criatividade, tanto na criação de partituras corporais quanto de textos escritos; desenvolver a concentração e promover a interação e o trabalho em grupo”, destaca o professor Narlo Rodrigues Santos. Esses objetivos são atingidos com uma série de atividades e exercícios que melhoram não só a performance artística dos alunos mas também suas habilidades pessoais e acadêmicas.

Os participantes das aulas de teatro desenvolvem uma série de habilidades que vão além do palco. “Nós nos desenvolvemos como atores, nos desenvolvemos como pessoas”, afirma Narlo. Habilidades como a criatividade, a concentração e a capacidade de trabalhar em grupo são essenciais para qualquer área de atuação, assim o teatro mostra-se uma ferramenta poderosa na formação de cidadãos completos e aptos a enfrentar os desafios da vida.

Desenvolvimento acadêmico e pessoal
Ulisses Rocha Santos, de 18 anos, aluno do 3º ano, destaca como o teatro contribuiu para seu desenvolvimento acadêmico. “O teatro me ajudou nas áreas da literatura e história da arte, pois me permitiu ler obras produzidas nos períodos literários e artísticos estudados, percebendo suas características com maiores detalhes, ao interpretá-las durante os treinos e peças. Também me ajudou na matéria de história, pois muitos dos textos têm relação direta com o período histórico em que foram escritos e como os autores viam suas épocas e os eventos que ocorreram dentro delas”, explica Ulisses.

Maria Eduarda Souza da Costa, de 17 anos, aluna do 3º ano, compartilha como o teatro melhorou sua confiança e habilidades de comunicação. “Com os exercícios de fala e os próprios ensaios de texto, minha fala e dicção melhoraram bastante. Minha comunicação com desconhecidos também melhorou muito, algo que eu tinha muita dificuldade, já que eu era bem tímida”, relata Maria Eduarda.

Pedro Borges Tinoco, de 16 anos, aluno do 2° ano, também compartilha sua motivação e experiência. “Sempre me interessei muito por essa área da arte de atuar desde criança, então, quando eu vi a possibilidade de aulas de teatro sem nenhum custo adicional, resolvi tentar. As aulas são sempre bem tranquilas e têm seu próprio ritmo, mas, mesmo assim, nos fazem aprender tudo que o Narlo quer ensinar. Adquiri muito conhecimento de como agir no palco, falar em público e controle vocal para conseguir falar nos tons certos”, descreve Pedro.

Apresentações recentes
As apresentações teatrais realizadas pelos alunos do Gabarito são um testemunho do sucesso das aulas. Recentemente, estudantes de 6º e 7º anos apresentaram “O Circo Chegou!” em escolas da rede pública da zona rural, levando entretenimento cultural a crianças que raramente têm acesso a esse tipo de evento. Os alunos de 8º e 9º anos brilharam no Festival Literário do Gabarito com uma adaptação de uma cena de “Alice no País das Maravilhas”. Além disso, alunos do Ensino Médio participaram de apresentações de cenas curtas no encerramento do semestre, enquanto a Cia. DezAjustados, composta por alunos e ex-alunos, teve grande sucesso com a adaptação de “Sonho de uma Noite de Verão”, intitulada “Uma Noite, Um Sonho”.

Diversidade e inclusão
Um dos aspectos mais destacados das aulas de teatro é a ênfase na diversidade e na inclusão. “A interação e o trabalho em grupo são cruciais para isso. No exercício constante dessas habilidades, as diferenças e as similaridades entre as pessoas ficam explícitas e podem ser trabalhadas como um elemento construtivo no processo de criatividade coletiva. Dessa forma, a inclusão é mútua.”, explica Narlo.

Estrutura das aulas
As aulas de teatro no Gabarito são cuidadosamente estruturadas para proporcionar uma formação completa. Elas incluem referências históricas, análise de trabalhos artísticos de diversas vertentes e textos de variados autores. Os alunos também têm a oportunidade de trabalhar na criação de cenários, adereços, figurinos, trilha sonora e iluminação teatral. Jogos teatrais, exercícios de interpretação e improvisos complementam a formação, garantindo uma abordagem prática e dinâmica que mantém os alunos engajados e motivados.

Benefícios para todos
Mesmo para os alunos que não têm a intenção de seguir carreira na área artística, as aulas de teatro oferecem inúmeros benefícios. “Qualquer um que se dispuser vai desenvolver habilidades de ser mais concentrado, mais atento, de falar em público”, comenta Narlo. Essas competências são valiosas em qualquer contexto, seja na sala de aula, em reuniões de trabalho seja, até mesmo, em situações de alta responsabilidade, como em uma mesa de cirurgia.

Sonhos e objetivos dos alunos
Os alunos do Gabarito têm grandes sonhos e objetivos no teatro. Ulisses Rocha Santos compartilha suas aspirações: “Meus objetivos e sonhos no teatro são escrever a minha própria peça e melhorar as minhas habilidades relacionadas à oratória. E a coisa que eu mais gosto no teatro são os ensaios; é sempre divertido ficar lá com a trupe”.

Maria Eduarda Souza da Costa acrescenta uma visão pessoal sobre suas experiências teatrais: “Participei de peças tanto no ano passado quanto neste ano. Apesar de terem sido as mesmas peças, as experiências foram totalmente diferentes. No ano passado, eu conhecia poucas pessoas, o que foi um pouco assustador, mas, ao longo dos ensaios, formamos um laço muito forte, quase uma família. Este ano, com muitos novos integrantes, ajudei a integrá-los e criamos um vínculo através do nervosismo, ensaios e apresentações. Tenho memórias divertidas dos ensaios, como quando ficávamos desesperados atrás das cortinas ou ríamos das atuações engraçadas de colegas”.

Pedro Borges Tinoco também enfrenta desafios, mas os supera com determinação. “O maior desafio foi o nervosismo e o medo de errar alguma fala ou não saber o que fazer na hora. Mas para superar isso é só não desistir. Na hora, você acaba fazendo sem perceber”, compartilha Pedro.

O teatro enriquece a vida cultural dos alunos, também desempenha papel importante em seu desenvolvimento pessoal e acadêmico, promovendo habilidades essenciais e valores de inclusão e diversidade. Ao capacitar os alunos de maneira ampla, a arte dramática torna-se uma ferramenta indispensável na formação de cidadãos mais preparados e conscientes.

Deixe uma resposta