Além de caminho exclusivo, concessionária reforçou sinalização viária e iniciou distribuição de outra novidade: o Passaporte do Romeiro
A EPR Triângulo inaugurou de forma oficial, na tarde desta quarta-feira (30), a Romeirovia, uma rota exclusiva e protegida para garantir o conforto e a segurança dos fiéis que participarão da tradicional Romaria em homenagem à Nossa Senhora da Abadia, no Triângulo Mineiro.
A cerimônia de entrega contou com a presença do reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, padre Márcio Antônio Rezende Ruback, e de representantes de prefeituras locais, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) e voluntários de barracas de apoio.
Com mais de 100 quilômetros de extensão, a Romeirovia foi implantada nos trechos da BR-365 que ligam Uberlândia, Romaria e Patrocínio. O caminho foi aberto para que os romeiros caminhem no contrafluxo do tráfego — o que aumenta a visibilidade e contribui para a segurança dos peregrinos.
Para sua implantação, a concessionária realizou a limpeza das áreas laterais, a compactação do solo, a instalação de sinalização e identidade visual.
Além da entrega da Romeirovia, a concessionária também coordena uma série de ações integradas para proteger a vida dos usuários durante o período da Romaria 2025.
As medidas incluem o reforço na sinalização viária nos principais trechos do trajeto, que envolvem a BR-365, MG-190 e LMG-798. Mais de 800 barreiras, 400 balizadores e 300 cones foram posicionados estrategicamente. “Trabalhamos com foco absoluto na segurança. A romeirovia e toda a operação foi planejada para garantir que a fé dos romeiros seja vivida com acolhimento e tranquilidade, promovendo a boa convivência com os usuários que trafegarão pela via”, destaca Fábio Schoba, gerente de Operações da EPR Triângulo.
Outra novidade para a romaria deste ano é o “Passaporte do Romeiro”, um documento simbólico e colecionável, que poderá ser carimbado em cada parada oficial do trajeto. O passaporte reúne informações úteis, contribui para a organização da caminhada e funciona como lembrança da jornada, inspirada em experiências internacionais como o Caminho de Santiago de Compostela.
“O passaporte será distribuído nos pontos de apoio da EPR no início do trajeto até Romaria. É um item que foi elaborado para gerar memórias e deixar essa caminhada ainda mais especial aos peregrinos”, destaca Natália Manfrin, Gerente de Comunicação do Núcleo Minas da EPR.
Além destas iniciativas, a EPR também iniciou campanhas educativas em parceria com a PRF, PMRv e DER-MG, a entrega de kits de segurança (com coletes e lanternas) e materiais educativos. Também foram abertos 24 pontos de estacionamento na BR-365 para veículos que acompanham os romeiros.
Todas as iniciativas foram construídas com base no diálogo constante com a comunidade, autoridades religiosas e órgãos públicos.
Com essas medidas, a EPR Triângulo reafirma seu compromisso com a segurança viária, com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua e com o bem-estar das pessoas.