Força-tarefa vai ampliar o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti com ações de manutenção e limpeza de vias e terrenos, coleta e destinação correta de entulhos
A Prefeitura de Uberlândia retoma neste sábado (1º) mais uma importante ação que vai reforçar o trabalho de combate ao Aedes Aegypti e ao avanço das doenças transmitidas pelo mosquito na cidade. Logo cedo, uma verdadeira força-tarefa, formada por cerca de 100 servidores e grandes maquinários, estará na região do grande São Jorge para a primeira edição do ano do Mutirão Cidade Limpa. O programa reúne ações de limpeza e manutenção com foco na saúde pública.
O trabalho terá início às 7h30 no sábado, e seguirá durante a próxima semana, mobilizando diversos setores da administração municipal. No suporte às equipes, serão disponibilizados pelo menos quatro caminhões para os serviços de cata-treco, dois para coleta seletiva, dez caminhões basculante para retirada de entulhos e limpeza, outros dez tratores roçadeira e seis retroescavadeira. Haverá ainda patrolamento de vias e fumacê.
“É uma grande mobilização, que vai seguir durante toda a semana no Grande São Jorge. Além os serviços de limpeza, capina e cata-treco, teremos Operação Tapa-buraco com a Secretaria de Obras, hidrojateamento realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) para limpeza das vias e das canaletas, apoio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) com a sinalização para manter a segurança no tráfego nestas localidades, do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes (ligado à Secretaria de Saúde) e, claro, contamos com o apoio da população para nos ajudar a manter a cidade limpa”, pontuou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Urbanos Larissa Espíndula.
Orientação aos moradores
Para melhor eficiência do Mutirão Cidade Limpa, a Prefeitura de Uberlândia orienta que moradores da região do grande São Jorge retirem dos imóveis objetos pesados que não desejam mais (como colchões, sofás, fogões e armários velhos ou invalidados), bem como entulhos e pneus, e coloquem na calçada para que o caminhão Cata-Treco e outros caminhões possam passar e recolher. Os itens serão destinados de forma correta pelo Município.
FOTO: Araípedez Luz/Secom-PMU