Desde novembro, jovens e adultos de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação (do ensino técnico e superior) e estudantes universitários (sem limite de idade) devem tomar uma dose da vacina contra a Meningite C. Até o momento, foram aplicadas 20.959 doses. No entanto, os estudantes universitários estão com a menor adesão, representando apenas 5% do público-alvo.
“É de extrema importância que o público-alvo da campanha se vacine, visto que são os maiores portadores e transmissores dessa doença tão grave. Há um alerta epidemiológico no país, que registra um aumento de casos. Em Uberlândia, já tivemos óbitos pela doença e a vacina é a melhor forma de contermos o avanço da Meningite”, ressalta a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira.
A campanha de vacinação contra a Meningite C acontece até o dia 28 de fevereiro. A medida aderida pelo Ministério da Saúde de vacinar este público tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.
Público-alvo da campanha:
- População geral de 16 a 30 anos
- Trabalhadores da saúde acima de 16 anos
- Trabalhadores da educação do Ensino Superior e Técnico (acima de 16 anos)
- Estudantes universitários de escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas (sem limite de idade)
Locais de vacinação
O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas funcionarão das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 21h. Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.
Clique aqui e confira os endereços das salas de vacinação.
FOTO: Araípedez Luz/Secom-PMU