O Festival Cultural Uai Sô e o Camaru se unem para um evento que promete ser uma grande celebração da cultura e da música de Minas Gerais. No dia 31 de agosto, a partir das 15h, o público de Uberlândia e região poderá desfrutar de um festival com entrada gratuita e solidária e uma programação de peso, que inclui a aclamada violeira Bruna Viola e a talentosa Orquestra Viola das Gerais no palco principal.
Bruna Viola: Uma atração que conecta tradição e modernidade
Com 21 anos de carreira e um Grammy no currículo, Bruna Viola é a principal atração da noite. Reconhecida como um dos maiores nomes da música sertaneja raiz, a artista irá apresentar um show que mistura o repertório tradicional da viola caipira com uma energia contemporânea, celebrando a identidade mineira.
Com parcerias de sucesso com grandes nomes do sertanejo como Chitãozinho & Xororó e Paula Fernandes, o show de Bruna Viola promete canções que narram o cotidiano e as emoções do povo do interior, garantindo uma apresentação inesquecível e ideal para a família.
Orquestra Viola das Gerais: Uma viagem nostálgica pelas raízes mineiras
Antes de Bruna Viola, a Orquestra Viola das Gerais sobe ao palco com o espetáculo “ComSertão Mineiro”, uma homenagem à rica história da viola. Com um repertório que resgata clássicos de compositores mineiros, a orquestra convida a plateia para uma experiência nostálgica e emocionante, revisitando canções que estão na memória afetiva de todos.
Entre as músicas que serão executadas, destaque para “Saudade de Matão” (Antenogenes Silva, de Uberaba), “Rio de Lágrimas” (Tião Carreiro, de Monte Azul) e “Saudade de Minha Terra” (Goiá, de Coromandel), que reforçam a importância cultural do evento e a conexão com a região.
Festival com causa: Música, cultura e solidariedade
O Festival Cultural Uai Sô não é apenas uma celebração musical, mas também um evento com um forte viés social. A entrada é gratuita e solidária, com campanha de doação de alimentos não perecíveis que farão a diferença na vida de muitas famílias. Os itens arrecadados serão direcionados à Associação dos Moradores do Bairro Alvorada e à Casa da Prece Guerreiros da Paz que estarão com seus voluntários nas portarias recebendo as doações.
“A cultura e a solidariedade podem e devem andar de mãos dadas, pois ambas promovem o desenvolvimento do ser humano. A cultura é o alimento da alma e a solidariedade vai contribuir para prover o alimento do corpo de pessoas em situação de vulnerabilidade. Nós esperamos arrecadar mais de 01 de tonelada de alimentos”, diz Antônia Nunnes, proponente do Festival.
A Associação dos Moradores do Bairro Alvorada atua diretamente na comunidade, apoiando famílias em situação de vulnerabilidade, enquanto a Casa da Prece Guerreiros da Paz oferece amparo e assistência a pessoas em necessidade, por meio de ações solidárias em bairros periféricos e cozinhas comunitárias. A sua doação, por menor que seja, será um gesto de carinho e apoio a estas causas.
O projeto é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Instituto BAT Brasil, apoio do Sindicato Rural de Uberlândia e Camaru, e realização Viva Marketing Promocional Ltda e Governo de Minas.
Serviço
O quê: Festival Cultural Uai Sô
Quando: 31 de agosto de 2025 (sábado), a partir das 15h
Onde: Parque de Exposições Camaru – Uberlândia/MG
Entrada: Gratuita, com doação voluntária de alimentos não perecíveis.
Mais informações: A programação completa e detalhes do evento podem ser encontrados no Instagram oficial do festival: @vivamkt.