Ana Paula Leão lança em Uberlândia carreta do Projeto Linda Lifetech e dá início ao maior programa de prevenção ao câncer de mama de Minas

Com a meta de realizar 25 mil exames na cidade e região, o serviço oferecerá atendimento gratuito, rápido e itinerante

O lançamento contou com a presença de representantes da instituição, do Granja Marileusa e de lideranças locais, como o ex-prefeito Odelmo Leão. Durante o evento, Ana Paula destacou a importância do programa e reforçou seu compromisso com a saúde das mulheres. “Eu sou BI-RADS 4 e sei na pele o que significa ouvir o nome ‘câncer de mama’. É por isso que hoje, neste mês de Outubro Rosa, estamos aqui para transformar propósito em ação, esperança em estrutura, amor em políticas públicas. Enquanto eu estiver como deputada, Outubro Rosa em Uberlândia e na região será o ano inteiro”, afirmou.

O Hospital Hélio Angotti, mantenedor da Rede ACCBC, é o responsável pela execução técnica do projeto. Reconhecido nacionalmente pelo pioneirismo no atendimento oncológico, o hospital fornecerá estrutura, equipe e tecnologia para garantir a qualidade e a segurança dos exames realizados, tanto na unidade móvel quanto no futuro CENPRE Mulher.

O Projeto Linda Lifetech começa em Uberlândia com uma carreta equipada com a tecnologia LINDA, que combina Inteligência Artificial e Termografia, permitindo exames rápidos, indolores e de alta precisão. Além disso, o atendimento contará com ultrassonografia, mamografia e, caso alguma alteração seja detectada, a paciente será atendida imediatamente por telemedicina, saindo com receita, encaminhamento e, até mesmo, o laudo médico. A unidade percorrerá diversos bairros da cidade, aproximando o serviço da população. Duas vans também transportarão mulheres, ampliando o alcance do programa.

Quando inaugurado, o centro oferecerá também os exames realizados na carreta, ampliando ainda mais o acesso. “O CENPRE Mulher é um embrião de um verdadeiro Hospital do Câncer da Mulher. É o grande sonho da nossa associação e da deputada poder viabilizar essa unidade aqui em Uberlândia pra poder atender todas as mulheres”, disse o conselheiro do Hélio Angotti, Felipe Toledo.

Sobre o Projeto Linda Lifetech

Desenvolvido pelo Hospital de Câncer Hélio Angotti, o Projeto Linda Lifetech utiliza o dispositivo LINDA, uma tecnologia que combina Inteligência Artificial e Termografia para o rastreamento precoce do câncer de mama. O equipamento realiza exames rápidos, indolores e não invasivos, detectando variações térmicas que podem indicar alterações suspeitas.

Criada no Brasil, a tecnologia LINDA conquistou reconhecimento internacional ao ser eleita, em 2023, durante o G20 em Bangalore (Índia), como a melhor startup de saúde do mundo. Atualmente, a empresa é sediada em Toronto (Canadá) e mantém parceria com a Universidade de São Paulo (USP), expandindo sua atuação para países da América Latina, Europa e África.

O Hospital de Câncer Hélio Angotti, mantenedor da Rede ACCBC, será o primeiro hospital filantrópico do Brasil a aplicar em larga escala o protocolo LINDA. Com o apoio da deputada Ana Paula Leão, Uberlândia será referência nacional na integração entre tecnologia, inovação e saúde pública feminina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo, com 2,3 milhões de novos casos e 700 mil mortes anuais. Em Minas Gerais, o INCA estima cerca de 7.500 novos casos por ano, e mais de 40% ainda são diagnosticados em estágios avançados. A ação conjunta da Rede ACCBC e da deputada Ana Paula Leão surge, portanto, como um marco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, levando tecnologia e esperança a milhares de mulheres.

 

Deixe uma resposta