“Operação Humanization” traz a saga de dois sócios para recrutar novos colaboradores
Joana e Ronaldo são sócios da empresa Plástico Liberations, que está à procura de um novo funcionário. Em um país com quase 10 milhões de desempregados isso não deve ser difícil, certo? Errado! Os personagens interpretados por Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa na comédia “Operação Humanization” na verdade estão recrutando colaboradores para uma vaga que ninguém quer. Para saber se vão conseguir, a dupla convida para a peça que será apresentada nos dias 22 e 23 de setembro no Cineteatro Nininha Rocha, em Uberlândia.
Viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), “Operação Humanization” vende o sonho de integrar a grande família que é a Plásticos Liberation, a questão é que para esse grupo o funcionário tem que abrir mão de muitas atitudes sustentáveis que moldam este mercado.
A primeira versão de “Operação Humanization” foi realizada entre março e setembro de 2021, ainda em um cenário de pandemia, usando recursos de vídeo-teatro. Os atores gostaram do resultado e decidiram que logo que possível levariam a peça para o presencial e esse momento chegou.
Anna explica que na primeira versão o desafio maior foi tratar de temas densos e pesados dentro do que a sociedade vivia na época de forma leve e cômica. “O Todo o drama já estava acontecendo na vida real. Para isso, começamos a improvisar remotamente cenas com o Marcos em Uberlândia e eu em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Foram muitas cenas interessantes e selecionamos as que tinham mais chances de o público se identificar”.
O ambiente sai do trabalho home office para o espetáculo das super palestras. “Temos uma equipe maravilhosa conosco que ajuda a trazer essa atmosfera para o público”, disse Anna.
Em 2023 a temática central é a seguinte: dois donos de uma empresa de plásticos que se orgulham dos seus feitos, que se baseiam em lucro, e do acolhimento inexistente dos funcionários precisam preencher uma vaga. A partir disso são abordados temas trabalhistas, sociais e ambientais de uma maneira nonsense (sem sentido/ absurdo) em que era visível que os donos estavam vivendo uma realidade totalmente paralela à vida real.
Atentos à mídia e aos assuntos que causam repercussão, a dupla de atores está sempre atualizando os temas e a dinâmica cênica do “Operação Humanization” está em uma palestra “super empolgante”, no estilo Ted Talks, na qual os donos tentarão recrutar um funcionário para uma empresa que está “muito mal na fita”.
Marcos comenta que fazer essa comédia é sempre desafiador e neste texto são trabalhados muitos elementos de sátira para construir a dramaturgia, fazer as improvisações e criar essas cenas. “Além da preocupação de provocar o riso na plateia, para nós é importante que esse riso venha acompanhado de uma reflexão. Não que o riso não baste, provocar a risada já deixa a gente muito feliz”, disse o ator.
Para a dupla essa reflexão não automática acabou acontecendo no processo da construção do texto. Eles tiveram que interromper a leitura do texto em várias ocasiões porque se pegavam dando gargalhadas.
“Esperamos que o público se sinta assim e se pergunte do que – e por quê – está rindo. Há limites e cuidados pensados quando se escreve a partir de improvisação. E nosso limite está em não atacar alguém especificamente, não apontar muito o dedo, não jogar na cara”, comenta o ator.
A ideia é que todos saiam do Cineteatro Nininha Rocha com a cabeça e o coração leves depois de se permitir, por 50 minutos, um momento de lazer e cultura, que, assim espera a dupla, tornar o início da semana menos chato.
SERVIÇO
O QUE: Espetáculo “Operação Humanization”
QUEM: Anna Júlia EJ e Marcos Montessoa
QUANDO: 22 e 23 de setembro
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Cineteatro Nininha Rocha no Centro Municipal de Cultura (Praça Prof. Jacy de Assis s/n, Centro – Antigo prédio do Fórum)
INGRESSOS: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira) – venda online pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/operacao-humanization/