Top 10 do levantamento também revela que buscas na internet são marcadas por destinos litorâneos, além de mostrar os sites mais acessados e os termos sobre turismo que mais despertaram o interesse das pessoas
Para os brasileiros, o Ano Novo só é completo quando celebrado com amigos e familiares em outra cidade ou estado. Por isso, o final de ano costuma ser marcado pelo aumento do interesse em viagens. Segundo dados coletados pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) permanecem no topo das preferências dos brasileiros para a virada do ano.
Entre novembro de 2023 e 2024, as buscas pelo Top 3 destinos queridinhos do país aumentaram 32,3%, somando mais de 21 mil pesquisas. Em primeiro lugar, Fortaleza (CE) que manteve a quantidade de pesquisas do último ano, Rio de Janeiro (RJ) que teve um aumento de 83,3% e Salvador (BA) com um crescimento de 50%. Além disso, outros destinos mais urbanos marcaram presença no Top 10, como São Paulo (SP) que teve um aumento em pesquisas de mais de 300%, seguido por Campos do Jordão (SP) com mais de 2 mil pesquisas. Lugares como Búzios (RJ), Carneiros (PE), Trancoso (BA), São Miguel do Gostoso (RN) e Ubatuba (SP) também entraram para o Top 10.
“Entender as estratégias por trás do comportamento do consumidor é crucial para gerar melhores resultados e mais negócios. As pessoas procuram por experiências reais, elas querem ver conteúdo de que realmente esteve presente nestes destinos e oferece os melhores serviços. Afinal, a gente confia muito mais na opinião de quem foi lá e viu, do que um “ouvi dizer que é assim”. Na internet é a mesma coisa, e quem qualificar mais seus portais terá melhores resultados.”
No quesito plataformas de reserva e planejamento de viagens, a Semrush analisou o desempenho dos sites de turismo para as festas de final de ano. Com mais de 163 milhões de visitas, outubro foi o segundo mês do ano de maior tráfego de usuários dessas plataformas, ficando atrás apenas de janeiro, com 183 milhões de acessos. Lembrando que novembro e dezembro não foram contabilizados. Só em outubro houveram mais de 163 milhões de buscas, com Latam Airlines contabilizando mais 24 milhões, seguida por Booking com 23,8 milhões e Airbnb com 16,4 milhões. TripAdvisor, com 11.4 milhões, VoeAzul, com 9.3 milhões, Decolar, com 7.8 milhões, ClickBus, com 7.9 milhões, Localiza, com 7.1 milhões, Gol, com 6.9 milhões, e SkyScanner, com 6.4 milhões, completam o Top 10.
A Semrush também analisou os tipos de hospedagem e interesses relacionados que mais chamam a atenção da população. Com o mesmo desempenho de 2023, “hoteis” foi o termo mais utilizado, com 5 milhões de pesquisas, seguido de “pousadas” (368 mil, com um aumento de 22,3% nas buscas), “casas para alugar” (246 mil),“pacote de viagens” (201 mil) e “hostel” (90,5 mil).
Sobre o levantamento:
O estudo foi realizado a partir de duas ferramentas da Semrush: Traffic Analytics, que analisa o tráfego de sites no Brasil e no mundo, e Keyword Magic Tool, recurso que disponibiliza dados sobre quantas pessoas pesquisam uma determinada palavra-chave.