Três anos de Rock e Solidariedade

“Tudo sempre foi muito despretensioso, mas ao mesmo tempo levado muito a sério”. É assim que Cléber Preto, Jorge Albernaz e Daniel Mohallem definem a proposta do projeto social Rock Aid. Neste mês de julho eles celebram os 3 anos do projeto social que impacta diretamente a vida de centenas de pessoas de três comunidades em Uberlândia (Maná, Renascer e Santa Clara) e outras quatro casas de apoio, com a distribuição de mais de 46 mil refeições.

Para marcar mais um ano de atividades, como é a proposta do coletivo, eles realizam a terceira edição do Festival Rock Aid, que contará com dez bandas de diferentes cidades, em dois dias com entrada gratuita no Espaço Ciranda, no bairro Granja Marileusa, nos dias 6 e 7 de julho. (confira atrações abaixo). O local terá espaço kids, foodtrucks e contará com nove cervejarias parceiras.

Juntar rock e solidariedade foi uma dobradinha que deu certo, com muito foco. “Podemos dizer que a característica mais forte do Rock Aid é nossa consciência que, mesmo pequenos, tínhamos que fazer tudo com cuidado e dedicação”, disse Albernaz.

Para os RockAiders, chegar onde estão hoje não era algo que imaginavam que aconteceria em tão pouco tempo. Atualmente chegaram a mais de mil refeições quinzenais fornecidas para as comunidades assistidas e as toneladas de roupas, calçados, itens de higiene feminina e até brinquedos.

Outro ponto que destacam são as diversas conexões com outras organizações da sociedade civil, a realização de encontros e bate papos para divulgar o projeto e incentivar mais pessoas a tornarem-se padrinhos ou doadores mensais do projeto.

“Temos ainda a nossa lojinha na qual trazemos materiais de qualidade, sustentáveis e por onde as pessoas também podem adquirir um produto com a nossa marca, fica estiloso e ajuda outras pessoas”, explicou Albernaz.

E enquanto o Rock Aid for necessário eles prometem estar nessa luta pela dignidade a partir da alimentação, até quando for necessário.

“São trabalhos em prol de comunidades em vulnerabilidade social que, quem sabe um dia, com cada um fazendo um pouquinho, nos tornarão desnecessários. Estaremos atuantes ainda, mas não mais para matar a fome, mas quem sabe, para ajudar novos empreendedores. A semente foi lançada e precisamos regar”.

E eles lembram sempre o lema do coletivo: Comida para quem precisa! Rock para quem ajuda!

Para saber mais sobre o projeto acesse rockaid.org ou @rockadiudi.


SERVIÇO

O QUE: 3º Festival Rock Aid
QUANDO: 6 e 7 de julho (sábado e domingo)
HORÁRIO: das 12h às 21h30
LOCAL: Praça Ciranda – Granja Marileusa
ENTRADA: gratuita
CLASSIFICAÇÃO: livre – amigável para crianças e pets

ATRAÇÕES SÁBADO: Cameloucos (MG) | Renes Valentini com Veneno Vivo (MG) | Red Sand King (GO) |  Beto Bruno & Amigos (SP/RS/MG) | DJ Miollo

ATRAÇÕES DOMINGO: Junkie Box (SP) |  Fuck The System (MG) | Matusa (MG) | Black Pantera (MG)

REBOBINA: Saiba mais sobre o Rock Aid

O Rock Aid surgiu durante a pandemia desencadeada pela Covid-19. A iniciativa buscava resolver um problema urgente: a fome de dois assentamentos assistidos. Em menos de um ano passou a atuar contra a pobreza menstrual, contemplando as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Além de servir quinzenalmente mais de mil refeições em, atualmente, três assentamentos, ainda fazem ações especiais na Páscoa, Dia das Crianças e Natal, todas são viabilizadas por voluntários e parceiros. No caso dos shows, toda a renda é revertida para o projeto. Casas de shows entre outros espaços apoiam o projeto, assim como artistas que abrem mão do cachê.


IMPACTOS DO ROCK AID NOS PRIMEIROS TRÊS ANOS

●       Mais de 46 mil refeições distribuídas nas comunidades Maná, Renascer e Santa Clara;

●       Campanha permanente em prol da dignidade menstrual com mais de 10 mil absorventes e centenas de itens de higiene pessoal distribuídos aos assistidos;

●       Cerca de 80 toneladas de alimentos foram entregues nas ações;

●       Três campanhas com entrega 3 mil ovos de Páscoa nos assentamentos.

●       2 mil cestas básicas distribuídas.

●       Milhares de brinquedos nas Ações de Dia das Crianças.

Deixe uma resposta