Programa viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio institucional do Governo Federal e Estadual
O programa Simplesmente Minas , apresentado por Celso Machado — o “Engenheiro de Histórias” — chega à sua quarta temporada , com estreia marcada para 2 de agosto , às 7h30 , na Band Triângulo . São 8 episódios , com entrevistas realizadas em 12 cidades mineiras .
O projeto valoriza o jeito mineiro de ser, retratando personagens que vivem e trabalham em cidades e distritos do interior de Minas Gerais. Com um formato documental e uma narrativa simples, Celso resgata tradições, culinária, arte e religiosidade da cultura mineira. O programa foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio do Governo Federal e Estadual.
Histórico do projeto
A primeira temporada foi produzida em 2015 , seguida por outras em 2018 e 2019 . A nova edição nasce de um novo olhar sobre as entrevistas gravadas anteriormente, muitas das quais são atemporais .
As cidades participantes são: Congonhas, Cordisburgo, Curvelo, Frutal, Morro da Garça, Pirapora, Ouro Preto, Sacramento, São João Del Rei, Ritápolis, Uberaba e Uberlândia .
Encontros com a cultura mineira
Os episódios mergulharam em temas como o Caboclo d’água , o Rio São Francisco , o Santuário de Congonhas , a fabricação de sinos em Uberaba, o queijo artesanal , a cachaça mineira , entre outros. As entrevistas trazem um olhar sensível e profundo sobre o cotidiano, os saberes e a criatividade do povo mineiro.
Exposições nas comunidades
Uma edição especial do programa será apresentada presencialmente em quatro cidades , com início por Corinto , em 8 de agosto , às 10h , no Teatro Casa da Cultura (Praça Lucas Alves, 28, Centro) , com a presença da equipe do programa. Em Pirapora, Morro da Garça e Curvelo , uma exposição será lançada pela internet, com interação em tempo real. Para as demais cidades, será disponibilizado um link de transmissão ao vivo.
Essas ações visam valorizar os entrevistados, promover o turismo cultural, e incentivar mais pessoas a desenvolverem projetos culturais no interior de Minas Gerais.
Ficha técnica
- Apresentação e direção : Celso Machado
- Direção de pós-produção e arte : Taísa Ferreira Machado
- Coordenação : Rosilei Machado
- Produção Executiva : Ady Torres
- Trilha sonora : Arnaldo Freitas e João Araújo
- Pesquisa e produção : Ricardo Batista dos Santos
- Jornalismo, edição e roteiro : Adriana Sousa
- Edição final : Danilo Vieira
- Montagem : Artur Gonçalves Garcia
- Pesquisa no acervo : Gilberto Azevedo
- Site : Fernando Farias e Felipe Gomes
- Identidade visual : Gilberto Gildo de Oliveira
- Arte de comunicação : Carmen Therezinha Pereira
- Libras e audiodescrição : Priscila Gadêlha da Silva
- Realização : Close Comunicação
- Música tema : “Em mim nas Gerais” (Letra de Celso Machado, arranjos de João Araújo e Rodrigo Faleiros)
SINOPSE DOS EPISÓDIOS:
- Seres Encantados do Rio São Francisco (Pirapora)
Histórias, músicas e personagens que têm o rio como inspiração e lar. - Tem Tecnologia na Roça (Congonhas, Frutal, Sacramento)
Uma riqueza da culinária mineira, técnicas como o forno de cupim e produção de cachaça artesanal. - Figuras de Linguagem que Valem Ouro (Ouro Preto)
O impacto da mineração na cultura e linguagem mineiras, com destaque ao patrimônio histórico. - Religiosidade e Crenças (Congonhas, Curvelo, São João del Rei)
Visitas a santuários e encenações teatrais que retratam a fé e o imaginário popular. - O Fabricante de Sinos (Uberaba)
Uma tradição quase centenária da fabricação artesanal de sinos para roupas. - Criatividade na Culinária (Ritápolis, São João Del Rei, Frutal)
Pratos inovadores como Capeletti de Ora-pro-nóbis e Pastel de Cachaça. - Arte e Sustentabilidade (Sacramento, Curvelo)
Artistas que produzem com materiais recicláveis e preservam técnicas como a marchetaria. - Pegadas Literárias (Sacramento, Morro da Garça, Cordisburgo, Uberlândia)
Homenagens a Guimarães Rosa e Carolina Maria de Jesus e o impacto de suas obras nas cidades.