Chef Pedro Barbosa representa Paracatu no “Mestre do Sabor”

POR: MARGARETH CASTRO – JORNALISTA  SIGA:@margarethcastro/@notaseprosas

Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, é a capital nacional do pão de queijo, e é também conhecida por suas quitandas e pela empada de massa fina. Agora a cidade está sendo representada pelo jovem chef Pedro Barbosa, 26 anos, no programa Mestre do Sabor, da Rede Globo. Ele já passou por algumas provas e está entre os sete finalistas da competição que vai pagar R$ 500 mil ao vencedor.

Em entrevista exclusiva para o Notas&Prosas, Pedro Barbosa conta que a culinária sempre esteve presente na sua vida e que suas memórias afetivas remetem à sua infância e às receitas que sua mãe preparava. “Minha mãe sempre tirava um dia da semana para fazer empadão, pão de queijo, biscoito de queijo e tudo que a gente gostava. Era um momento gostoso em família, pois eu estava sempre por perto e pedia para ajudar e ela deixava”, lembra.

Pedro diz que a mãe saia para trabalhar e ele e a irmã se aventuravam na cozinha. Antes, eles moravam nos fundos da casa da avó, que sempre os socorria com o “esquentadim”, (como falam os mineiros), mas depois se mudaram e foi preciso se virar. “Com mais idade, eu mesmo pilotava o fogão, porque minha irmã não gostava muito de cozinhar. Acho que a partir daí nasceu o interesse pela gastronomia.”

FORMAÇÃO

Acreditando na irmã, que sempre elogiava as suas comidas, Pedro se mudou para Brasília para fazer faculdade de gastronomia na Instituto Educacional Superior de Brasília (IESB) e se formou em 2014.

Formado, Pedro enviou um e-mail para o restaurante Maní para fazer estágio em São Paulo. Ele ficou por um ano como estagiário, responsável pelas produções mais pesadas (caldos, terrines, guarnições). Depois ele foi promovido para auxiliar de cozinha e trabalhava no garde manger, de onde sai todas as entradas frias ou em temperatura ambiente e de chacuteria. Após dois anos trabalhando no restaurante, ele foi novamente promovido e se tornou chefe de praça. E, depois subchefe. “A partir daí passei a cuidar da cozinha inteira, de todas as praças, junto com a Carla e a Helena Rizzo, minha chefe, que é poderosa e com quem aprendi muito”, elogia Pedro Barbosa.

Depois de um ano na função de subchefe , Pedro foi promovido novamente e passou a ser chef da casa de eventos do grupo Maní. Com a pandemia foi preciso se reinventar já que os eventos estão limitados a um público reduzido. Por isso, Pedro conta que estão fazendo kits para que as pessoas experimentem ser chefs em casa.

MESTRE DO SABOR

Pedro Barbosa conta que recebeu o convite para participar do programa Mestre do Sabor e ficou feliz com a oportunidade, pois o programa o está ajudando a se sentir mais confiante, mais firme e que não tem medo dos desafios. “A ideia, no futuro, é ter um restaurante próprio, que pode ser em Paracatu ou em São Paulo ou quem sabe um em cada lugar, com ‘pegadas’ diferentes”, adianta.

Os próximos passos, segundo Pedro Barbosa, é aproveitar a visibilidade nacional que o programa está proporcionando e cozinhar pelo Brasil afora. “A expectativa é que eu chegue a final. Estou muito ansioso para as próximas provas. Agora estamos indo para a fase  ‘Na Peneira”, mas estou muito confiante e acredito que vai dar certo. Por isso, convido todos os seguidores do Notas&Prosas para assistir o programa e torcerem por mim, porque vai dar certo”, conclui Pedro Barbosa.

O programa Mestre do Sabor vai ao ar às quintas-feiras, por volta das 22h30, na Rede Globo.

FOTOS: Arquivo Pedro Barbosa

 

 

Deixe uma resposta