Evento será na quinta-feira, 18, em comemoração ao Dia Mundial do Rock
Durante o mês de julho, o rock ganha um destaque especial em função do Live Aid, concerto beneficente realizado há 39 anos, na Inglaterra e nos Estados Unidos, e que se tornou um marco na história do gênero. Por isso, a próxima edição do Granja na Rua celebra o ritmo eletrizante, que traz em sua essência, de forma harmônica, a rebeldia e o amor. O evento acontece na quinta-feira, 18, no Espaço Ciranda, no bairro Granja Marileusa, zona leste de Uberlândia.
A apresentação musical ficará por conta do cantor Japa, acompanhado de sua banda. Os frequentadores contarão com os tradicionais food trucks, cervejas artesanais, bebidas em geral e feira de artesanato com uma diversidade de artigos. Os pets também são bem-vindos ao espaço, e as crianças têm um playground à disposição para se divertirem.
No palco, Japa (voz e violão), Thatá Rodrigues (guitarra), Júlio Machado (baixo) e Marcus Alves (bateria) trarão o som sempre muito bem recebido pelo público. “Vamos preparar um repertório bem para cima, com grandes clássicos do rock e muita animação”, disse o cantor. Em suas apresentações, são contempladas bandas consagradas como The Animals, Creed, Audioslave, Pearl Jam e Bon Jovi.
Nascido em Uberlândia, Japa demonstrou seu talento para a música desde os 4 anos de idade, quando começou a cantar na igreja frequentada pela família. Na infância já tocava violino, e atuou na extinta Orquestra Camargo Guarnieri e no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.
Na adolescência, o gosto musical foi apontando para o rock, até que, há cinco anos, o cantor iniciou a carreira profissional com o nome Japa Rock, hoje, Japa! (artisticamente, com ponto de exclamação). Ele leva sua música a eventos e casas de shows de Uberlândia e cidades da região e, além do rock, canta pop rock e country music. Recentemente, Japa gravou o álbum GrowinUp Covers, que permite conhecer um pouco sobre seu trabalho.
O diretor-presidente da Granja Marileusa Desenvolvedora, José Inácio Pereira, destaca a diversidade cultural que é representada no Granja na Rua por meio dos diferentes gêneros musicais, dos ritmos juninos, no mês passado, ao rock, neste mês.
“A gente experimenta todos os tipos de música e, assim, vai fazendo o Granja acontecer dentro do propósito de apresentar a diversidade e de criarmos espaços para as pessoas se reunirem e conviverem, garantindo sempre boas experiências”, ressaltou José Inácio.
Data comemorativa
O Dia Mundial do Rock foi criado no Brasil nos anos 1990, em alusão ao megafestival Live Aid. Em 13 de julho de 1985, foi realizado um grande evento em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA) para arrecadar fundos em prol do combate à fome na Etiópia (África).
O festival idealizado pelo músico irlandês Bob Geldof reuniu nomes de peso do rock mundial, como Queen, U2, Led Zeppelin, Black Sabbath, Eric Clapton, Phil Collins, Mick Jagger, Paul McCartney, Madonna e Elton John, entre muitos outros.
O marco da data teria sido sugerido por Phil Collins, durante um de seus shows no festival. Ele se apresentou nas duas edições, em continentes diferentes, no mesmo dia, tendo se deslocado em um avião supersônico Concorde para conseguir tal feito. Alguns anos mais tarde, algumas rádios brasileiras começaram a se referir à data como comemorativa ao rock. E assim permaneceu.
SERVIÇO
O QUE: Granja na Rua especial em celebração ao Rock
QUANDO: quinta, 18 de julho
HORÁRIO: 18h às 22h
ONDE: Espaço Ciranda – Av. Floriano Peixoto, 5505 – Granja Marileusa
SHOW: Cantor Japa e banda (início às 19h30)
Entrada franca