Capacidade de adaptação a diversos cenários é um grande diferencial
Por Fabio Pajaro*
Provavelmente você já deve ter ouvido falar do tripé da competência, o famoso “CHA”: conhecimento, habilidade e atitude. O conceito, proveniente de teóricos de gestão e administração, surgiu depois de 2010 para explicar os principais elementos que tornam um profissional competente e inovador.
Desenvolver esse tripé e mantê-lo atualizado, por mais necessário que seja, tem sido um desafio para as empresas tradicionais.
O conhecimento reflete o principal gargalo das organizações: sabemos muito, mas aplicamos pouco. A habilidade é o saber fazer. Já a atitude é o “querer fazer”.
Mas o que os profissionais precisam fazer para manter estas três competências em evolução e prontas para atender as exigências do mundo moderno? as
Abaixo, listo 5 itens que irão te ajudar neste processo:
Gestão do tempo
O profissional que busca o tripé da competência não deve esperar por cobranças. Ele deve identificar quais são as atividades prioritárias e se organizar para que sejam cumpridas no prazo acordado. Para um crescimento sustentável, tanto na carreira como na empresa, o autogerenciamento é primordial.
Proatividade
Assuma o papel como se fosse o dono do negócio e se sinta
Administrar conflitos
O profissionalismo do time deve permanecer em primeiro lugar. Os conflitos não podem impactar no desempenho das equipes. Para isso, os profissionais devem ser capazes de olhar para o objetivo comum da companhia e focar na solução, sem dar preferência para área ou profissionais específicos.
Criatividade
Os problemas requerem soluções criativas, o que não envolve somente solucionar crises, mas como transformá-
Adaptabilidade
Se adaptar a diferentes cenários e situações é impreterível ao profissional que busca aperfeiçoar competências, por isso é sempre importante se identificar o seu grau de resistência mediante as transformações. Nos tempos de hoje, se adaptar a diversas tecnologias e ferramentas se tornou uma questão de sobrevivência. Motivar- se pelo novo e o desconhecido é certamente o caminho mais importante para o desenvolvimento profissional.
Sobre Fábio Pajaro
Com longa experiência no mercado financeiro, principalmente, no setor de pagamentos, Fábio Pajaro estudou Economia e Direito na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou na gestão de diferentes empresas de prestação de serviços como Call Canter, Tecnologia da Informação, Sistemas de Telemetria, Locação de Equipamentos, entre outros. Portanto, possui conhecimento de gerenciamento administrativo e financeiro em organizações de pequeno, médio e grande portes, além de desenvolvimento de novos produtos para mercado de meios de pagamento e subadquirência.
FOTO: Divulgação