Uberlândia passa a realizar cirurgias de transplantes de rins e fígado pelo SUS

O UMC – Uberlândia Medical Center foi credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e passará a realizar cirurgias de transplantes de rins e fígado em Uberlândia, atendendo a toda a região, de forma gratuita, de acordo com a lista de espera e designação dos pacientes, pelo MG Transplantes, quando de doações dos órgãos. A assinatura do Termo de Alta Complexidade  foi assinado em evento no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo, na última terça-feira (29 de junho).

Evento credenciamento UMC pelo SUS – Valter de Paula/Secom-PMU

Com a novidade, moradores de Uberlândia e da região, que atualmente precisam ir para outras cidades e estados nesta luta pela vida, poderão ser atendidos com maior agilidade, dentro dos tempos necessários para o sucesso do transplante.

A estrutura preparada para o atendimento dos pacientes conta com um espaço físico em que serão realizadas as consultas obrigatórias para o transplante e o suporte para a parte organizacional e documental. A fase seguinte, quando há o encontro de um doador compatível, é a realização do procedimento cirúrgico.  De acordo com a enfermeira coordenadora a unidade, Ana Cláudia Alvarenga Bruneli, “a unidade hospitalar do UMC já é preparada para cirurgias de alta complexidade e de grande porte, em que se encaixa o transplante.“

Além da estruturação do espaço físico, uma equipe multidisciplinar especializada foi formada para atender o processo que demanda atuação de inúmeros especialistas, como comenta o coordenador da unidade de transplantes do UMC, Guilherme Marques Andrade. “São inúmeros os profissionais envolvidos no processo de transplante que acompanham o paciente de ponta a ponta, do pré, intra e pós-operatório, desde a equipe médica (cirurgiões, clínicos de várias especialidades, anestesistas, etc), enfermeiros, psicólogos, nutricionista, assistente social, e odontólogo. A cadeia de cuidado tem que estar extremamente alinhada, desde a recepção do paciente na entrada do hospital, quando este é convocado para a cirurgia, passando por procedimento cirúrgico cronometrado, exames realizados na hora, monitorização 24 horas, cuidado com imunossupressão e infecções. É um paciente extremamente complexo, talvez um dos mais complexos da medicina, o que torna o desafio engrandecedor”, explica o especialista.

O diretor do UMC, Alexandre de Menezes Rodrigues, destaca a importância do credenciamento. “É uma grande satisfação para nós do UMC recebermos este credenciamento do SUS e passar a atender a pacientes que estão na fila de espera por transplantes, sem nenhum custo para eles e de forma ágil e com o que há de mais moderno em equipamentos e equipe. Vamos atender pessoas que antes precisavam se deslocar para outras cidades e esperar por uma doação. Estando em Uberlândia, os pacientes poderão ter um atendimento imediato quando houver a doação e notificação do MG Transplantes. Este é um momento especial para o UMC, Uberlândia e toda comunidade”, finalizou o diretor.

FOTO: Divulgação

Deixe uma resposta