A prática de exercícios físicos durante o outono, que começou no último sábado, 20 de março, exige alguns cuidados, seja em espaços abertos ou mesmo em casa. Isso porque, como destaca o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, muitas pessoas têm o hábito de se hidratar pouco e usar roupas inadequadas para a prática nesta época do ano.
“Como no outono os dias estão mais frescos, é comum que as pessoas utilizem roupas com tecidos inapropriados para a prática das atividades físicas e se esqueçam de tomar a quantidade necessária de água. Esses dois erros podem proporcionar sérios prejuízos à saúde”, alerta o educador físico.
Segundo Robson Medeiros, é essencial a hidratação antes, durante e após as atividades físicas, utilizar roupas adequadas, se aquecer antes, manter uma alimentação equilibrada e usar protetor solar, mesmo em dias nublados. “Também é fundamental continuar se exercitando, mesmo que em casa, pois durante o outono as pessoas queimam menos calorias, portanto, ficam mais propensas a ganhar peso”, destacou.
Em caso de dores musculares ou cãibras, a atividade deve ser interrompida imediatamente. “Cada pessoa deve respeitar o seu próprio ritmo e adequá-lo às diferentes estações do ano, pois cada uma tem suas características específicas. Também é indispensável fazer exames médicos periódicos, já que eles podem indicar qualquer tipo de problema de saúde”, disse Robson Medeiros.
Saúde
A profissional de educação física Gabriela Soares lembra alguns dos benefícios da prática de atividades físicas. “Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui no combate a diversas doenças. A dica é fazer atividades regularmente, mesmo que em casa”, completou.
FOTO: Futel/PMU