Os benefícios da natação são que ela ajuda a queimar gordura e calorias e fortalecer o sistema cardiorrespiratório. Além disso, por ser um esporte simétrico, promove o desenvolvimento muscular harmonioso, tonificando braços, ombros, coxas, glúteos e abdômen.
Natação: o melhor exercício para a saúde
A natação envolve um grande número de músculos ao mesmo tempo. Desta forma, o treino é distribuído entre vários grupos musculares e produz uma tonificação equilibrada e uniforme do corpo.
Portanto, é um esporte completo que serve para emagrecer, firmar e tonificar os tecidos. Além disso, o ambiente aquático permite praticar este esporte sem esforço excessivo nas articulações. O que torna a natação uma atividade indicada, mesmo para quem sofre de doenças articulares.
Permite atividade cardiovascular
Nadar, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, aumenta sua pulsação. Isso ajuda a aumentar a resistência, por isso também melhora a atividade do coração e dos pulmões.
Graças ao trabalho cardiovascular, aprendemos a respirar de forma mais saudável e duramos mais em qualquer atividade diária. Por exemplo, subir as escadas nos custará menos esforço.
A natação também nos ajuda a emagrecer, justamente por ser uma atividade cardiovascular. É útil para quem quer se livrar dos quilos extras.
Muitas vezes, quando você perde peso, é fácil também perder o tônus muscular. Com a natação isso não acontece, pois permite emagrecer e tonificar o corpo ao mesmo tempo.
Os benefícios da natação no tônus muscular
Muitos grupos musculares estão envolvidos na natação. Uns mais que outros, dependendo do estilo de nado (livre, peito, costas, borboleta). Mas, em geral, o corpo é chamado a se ativar da cabeça aos pés. A parte superior (braços, ombros, costas) é sem dúvida a mais estressada, mas a natação também envolve os músculos das pernas, glúteos e, claro, o core, que, graças aos abdominais, estabiliza o corpo na água durante o movimento.
Obviamente, na natação, o trabalho muscular não é de potência, não vai gerar hipertrofia, mas o trabalho de esforço e resistência vai ajudar a deixar os músculos mais eficientes e reativos. Por isso, a natação é uma disciplina especialmente indicada nos períodos de recuperação e reabilitação, já que o trabalho na água reduz o impacto nas articulações. Ou como cross training, uma sessão de cardio que pode ser alternada com outros esportes como ciclismo, corrida ou combinada com atividades físicas e treinos na academia, por exemplo.
É um exercício de baixo impacto
Se você pratica exercícios aeróbicos, caminhadas ou levantamento de peso, está realizando atividades com algum impacto. Isso significa que você pode se machucar, o que não acontece com a natação.
É sempre importante lembrar que estes impactos destas outras atividades físicas são minimizados quando você tem um tenis de boa qualidade. Existem fabricantes como a Nike que produz tenis específicos para cada modalidade. Se você pratica, visite uma loja de tenis nike para conhecer os modelos.
Como o corpo fica em contato com a água na natação, é um exercício de baixo impacto que só traz benefícios. Se você corre alto risco de lesões, a natação é uma boa opção para você.
A natação é ideal para quem tem dores nas costas
Se você tiver problemas nas costas, seu médico pode recomendar natação. Isso ocorre porque é um esporte de baixo impacto que permite que você trabalhe seu núcleo.
No caso da escoliose, por exemplo, a natação pode aliviar a dor e evitar o agravamento das lesões. É, portanto, um exercício essencial em casos de problemas nas costas.
A natação melhora a coordenação
Muitas pessoas não conseguem coordenar bem os movimentos do corpo. Levantar a mão direita e o pé esquerdo ao mesmo tempo pode ser um problema. A natação pode ser útil para melhorar a coordenação.
A natação requer coordenação não apenas dos braços e pernas, mas também da respiração. No começo pode parecer difícil, mas com a prática ficará mais fácil.
Com o tempo, e sem perceber, você conseguirá coordenar corretamente os movimentos do seu corpo.
Os benefícios psicológicos da natação
Os benefícios da natação são apreciados psicologicamente e fisicamente. Em primeiro lugar, como qualquer esporte de resistência, a natação estimula a produção de endorfinas. São substâncias que ajudam a melhorar o humor e contribuem para uma sensação geral de bem-estar. Além disso, a água é um elemento que pela sua própria natureza reduz o stress e induz a um estado de relaxamento; a flutuabilidade e a temperatura relaxam os músculos e a tensão, nadar debaixo d’água nos isola do mundo exterior e nos reconcilia com nossos pensamentos, enquanto o som rítmico da água ajuda tanto no relaxamento quanto na concentração.
Um conselho sempre válido: antes de saltar para a piscina e começar o treino de natação, consulte o seu médico e faça um exame médico desportivo. Embora seja verdade que os benefícios da natação são muitos, também é verdade que, na presença de certas patologias, não é o esporte mais adequado.
FOTO: Divulgação Internet