Hospital UMC realiza primeira cirurgia robótica torácica em paciente infantil da região

Procedimento é inédito no interior de Minas Gerais e realização da cirurgia foi possibilitada pela evolução do robô DaVinci, recém-chegado à unidade

Um procedimento cirúrgico inédito no interior de Minas Gerais foi realizado no Hospital UMC, em Uberlândia, recentemente. Na instituição, que faz parte do Grupo Oncoclínicas, aconteceu uma cirurgia robótica torácica em um paciente infantil. Uma criança de 5 anos passou pelo procedimento minimamente invasivo para corrigir uma anormalidade congênita rara no pulmão.

A operação, comandada pelo médico especialista em cirurgia torácica do UMC, Dr. Vivalde Faria Lobato Neto, visava tratar uma malformação adenomatóide cística que é uma anomalia de desenvolvimento pulmonar, em que os bronquíolos respiratórios terminais têm um crescimento anormal, podendo levar a criança a ter pneumonia por repetição, infecções, tosse, entre outros sintomas. A realização do procedimento foi possível devido a evolução do robô DaVinci, utilizado nas cirurgias robóticas oferecidas pelo hospital. “A caixa torácica da criança é muito pequena e isso torna o procedimento ainda mais complexo. Porém, com o novo robô, que possui  pinças mais finas e permite movimentos ainda mais precisos, foi possível realizar o procedimento, inédito em nossa região pois entre as instituições que oferecem cirurgias robóticas, poucas realizam procedimentos em crianças”, destaca o médico.

Além de melhorar a precisão da incisão, o especialista ainda destaca outros benefícios da cirurgia robótica. “A grande vantagem da utilização do robô é que são feitos procedimentos mais seguros. Ainda podemos destacar que observamos que a recuperação do paciente é melhor e a alta mais rápida.

Sobre a cirurgia robótica

A cirurgia robótica é uma evolução da videolaparoscopia em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para comandar pinças e reproduzir todos os movimentos de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia é o que há de mais avançado no campo da cirurgia minimamente invasiva, proporcionando benefícios vitais para os pacientes e ainda vantagens para os profissionais que atuam na operação.

Outras vantagens 

Além da maior precisão na operação, outras vantagens da cirurgia robótica em relação à cirurgia convencional são:

  • Procedimento menos invasivo, com cortes menores e redução de traumas nos tecidos;
  • Menos risco de sangramentos;
  • Diminuição nas dores e riscos de infecção;
  • Redução do tempo de internação e melhor recuperação do paciente com retorno precoce às atividades;
  • Redução de medicamentos no pós-operatório;
  • Melhor ergonomia para o médico, possibilitando movimentos que chegam a 360° de rotação, permitindo o acesso a estruturas que não são possíveis em outras modalidades cirúrgicas.

 

Deixe uma resposta