Aparecida é mundialmente conhecida por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida e sua Basílica, construída com tijolos aparentes, considerada a segunda maior catedral do mundo, sendo menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano.
Desde quando a imagem da santa foi encontrada, em 1717, nas águas do Rio Paraíba, o destino passou a receber devotos que iam buscar graças e agradecer as alcançadas na primeira capela de madeira construída em 1745, porém Nossa Senhora Aparecida passou a ser proclamada Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI.
A cidade hoje oferece vários atrativos que complementam a visita a Basílica, todos ligados a espiritualidade do local.
O Trem do Devoto corre sobre um monotrilho passando por cenários com 128 estátuas que retratam os principais momentos da vida de Cristo, sendo também uma opção de transporte que liga a Cidade do Romeiro ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem foi encontrada. Esse trajeto, conhecido como Caminho do Rosário, tem 1,4Km de extensão, dividido em vinte cenários retratando os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos). É uma experiência de contemplação.
No Museu de Cera podem ser vistas estátuas, 68 no total, em tamanho natural, que retratam os principais milagres e acontecimentos relacionados à Nossa Senhora Aparecida. Há também a reprodução das imagens do Papa João Paulo II, Madre Paulina, Frei Galvão, Princesa Isabel e devotos famosos, como Ronaldo Fenômeno, Renato Aragão, o cantor Daniel e o cosmonauta Marcos Pontes.
O museu fica no Cinemuseu, um memorial da devoção a Nossa Senhora Aparecida, onde também pode ser visitado o Cine Padroeira, uma experiência de imersão, em uma sala de cinema, que reúne o que existe de mais moderno em projeção cinematográfica. O espaço exibe o filme “A História de Nossa Senhora Aparecida”, com imagens simultâneas em cinco telas especiais, criando efeitos holográficos em 3D.
Visitar a Cúpula dá uma visão da dimensão do interior da Basílica e caminhar pela Passarela da Fé pode ser um momento de oração e agradecimento, por esse caminho que liga o Santuário a Basílica Velha, inaugurada em 1.888, que tem riquezas de detalhes em sua decoração interna.
Os Bondinhos Aéreos de Aparecida percorrem 1,1Km a uma altura de 120 metros, chegando à Torre do Mirante com 30 metros, que tem um andar panorâmico onde é possível ter uma visão de 360° do complexo, com acesso feito por elevadores. Os bondinhos passam por manutenção, voltando a operar a partir de julho desse ano.
Hospedagem
No final da tarde assistir ao pôr do sol no Morro do Presépio, completa a paz que o destino nos traz. E, para vivenciar todos os locais de forma tranquila, nada melhor do que se hospedar no Summit Hotel Porto Real, localizado a 1 Km do Santuário e 100 metros do Porto dos Milagres.
Mais informações: https://www.summithotels.com.
FOTO: Divulgação