Arte, educação e justiça climática se unem em um chamado ao encantamento e à ação, inspirando a juventude brasileira às vésperas da COP30
Centenas de jovens de todo Brasil estarão reunidos no próximo dia 5 de outubro, em Luziânia (GO), para participar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), organizada pelo Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Com o tema: Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática, o evento será marcado por arte, música e sensibilização e está alinhado à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, sendo um espaço para dar voz aos jovens participantes e preparar o material que levará o olhar infantojuvenil à COP30. Logo em sua abertura, a Cia Cultural EMCANTAR foi convidada a apresentar o espetáculo “Abraço no Planeta”, uma criação que une canções, teatro e poesia em um chamado ao encantamento pela vida e à preservação do planeta.
O espetáculo, baseado no álbum homônimo lançado em 2023, nasceu da jornada poética e ambiental de Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor da Cia, que já percorreu de bicicleta o equivalente a mais de duas voltas ao mundo, transformando caminhos, paisagens e encontros em música e reflexão.
Além do espetáculo, a Cia Cultural EMCANTAR irá lançar oficialmente o Guia “Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento”. Resultado de pesquisa acadêmica e quase 30 anos de vivência educacional, o guia é um roteiro de experiências estéticas, educativas e éticas, que partem do encantamento pela vida, passando pelo conhecimento científico e ancestral e culminando em caminhos práticos de mudança. Sua proposta central é simples e poderosa: para cuidar do planeta, ao invés de desenvolver, é preciso se envolver.
Durante a Conferência, Marco Aurélio Querubim conduzirá a oficina “Ecologia do Encantamento” com os jovens voluntários participantes dos Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente, que, por sua vez, replicarão a experiência para os delegados (crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental), tornando-se multiplicadores da proposta.
“Estar na abertura da Conferência, às vésperas da COP30, é uma grande oportunidade para um diálogo sensível e sincero com a juventude sobre o mundo que queremos ver. Nesse momento em que o Brasil se coloca como palco das discussões globais sobre clima e conservação, poder contribuir com arte, reflexão e prática socioambiental é uma forma de inspirar e fortalecer a juventude nesse processo”, afirma Marco Aurélio Querubim.
A apresentação do espetáculo faz parte do Projeto Manutenção EMCANTAR 2025, realizado pela Secult e Governo de Minas Gerais – Aqui o Trem Prospera, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Sistema Martins. E a realização da Oficina é parte do projeto ArteMove, idealizado e realizado conjuntamente entre o Instituo Alair Martins (IAMAR) e o EMCANTAR.
“Entendemos que grandes transformações começam pela sensibilização e pelo envolvimento das novas gerações. Por isso, é motivo de orgulho contribuir para que mais jovens vivam experiências que unem arte, conhecimento e compromisso com o futuro do planeta”, diz Ludmilla França, gerente executiva do Instituto Alair Martins, braço social do Sistema Martins.
Após a participação na Conferência, a Cia Cultural EMCANTAR segue em turnê, levando sua proposta de envolvimento sustentável para outras cidades do país. Próximas agendas: Araxá (12/10) e Goiânia (17/10).
SERVIÇO
Abertura da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)
Data: 5 de outubro de 2025 às 19h
Local: Luziânia (GO)
Atividades: Espetáculo Abraço no Planeta e oficina vivencial do Guia “Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento”