Retirada poderá ser feita na segunda (3) e terça (4), das 8h às 21h, no terminal de ônibus indicado no e-mail enviado com a confirmação da aprovação do cadastro
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, continua reforçando as ações para garantir transporte público gratuito aos estudantes do município. Durante o Carnaval, a Ubertrans realizará um mutirão para a entrega dos cartões da Tarifa Zero. Na segunda (3) e terça (4), das 8h às 21h, os estudantes poderão retirar os cartões no terminal de ônibus indicado no e-mail enviado com a confirmação da aprovação do cadastro. A estimativa é entregar 12 mil cartões nos oito terminais da cidade.
Até o momento, já foram entregues mais de 1.200 cartões da Tarifa Zero. Foram cadastrados, até agora, 25.146 estudantes no programa. A gratuidade integral no transporte público é oferecida às pessoas que estejam matriculadas no ensino fundamental, médio e superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária total igual ou superior a 600 horas. Após o fornecimento das informações necessárias, é feita a confecção dos cartões e envio de e-mail indicando local, dia e horário para retirada.
Para obter o benefício, o estudante deve apresentar comprovante de residência e matrícula, declaração de frequência escolar, documento de identificação com foto, foto facial para biometria e grade de horário emitida pela instituição de ensino. Todos os dados passam por análise da Ubertrans e por deferimento pela Settran. A partir da solicitação, o prazo para conclusão do processo é de cinco dias úteis.
No dia 10 de fevereiro, o prefeito Paulo Sérgio assinou o decreto que regulamenta a lei municipal nº 14.339, que criou a tarifa zero para estudantes no transporte público. O decreto estabelece duração do cadastro de seis meses, devendo ser renovado pelo usuário ao término desse período. O benefício do Tarifa Zero, conforme diretriz do prefeito Paulo Sérgio e estabelecido com critérios pela regulamentação, não tem seu uso restrito à educação e também pode ser utilizado para atividades de lazer, cultura e esporte.
FOTO: Isabela Lavor/Secretaria de Comunicação- PMU