Projeto, sem fins lucrativos, é uma alternativa para preparar alunos que desejam ingressar no Ensino Superior por meio do Enem, que tem previsão para acontecer entre os meses de novembro e dezembro deste ano.
O projeto Lumière, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), promove um cursinho popular on-line de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições estão abertas até a próxima quinta-feira, 6 de maio, para as 60 vagas disponíveis. O Lumière tem sua equipe de professores formada por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFU.
As aulas acontecem de segunda à sexta, das 19h às 22h35, e serão realizadas na plataforma Google Meet, no período de 10/05 a 31/10. Conforme o edital, podem participar estudantes concluintes do terceiro ano do Ensino Médio ou da última etapa da Educação de Jovens Adultos (EJA) e egressos do Ensino Médio, da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular. É preciso, também, ser residente em uma das cidades do entorno de Ituiutaba, Monte Carmelo e Uberlândia.
Cada uma das duas turmas terá 30 alunos, que poderão contar com orientação profissional, atendimento psicológico, monitorias antes do horário das aulas e outras atividades previamente agendadas – a exemplo dos simulados, aos sábados. O cursinho, visando à preparação para a prova de admissão à Educação Superior, contemplará as seguintes disciplinas: Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Redação, Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Inglês e Espanhol.
Os objetivos são ampliar as condições de acesso dos alunos, oriundos da escola pública ou bolsistas integrais, ao Ensino Superior e contribuir na formação de discentes dos cursos da UFU, que ministrarão as aulas. Seguindo a linha de inclusão, o projeto destina um terço das vagas para cotistas raciais. Para se inscrever no curso, que prioriza a ordem de inscrição, basta clicar AQUI. Por meio do Instagram do Lumière, é possível entrar em contato ou acompanhar as novidades do projeto.
FOTO: Divulgação