Maio Amarelo começa com ações de educação no trânsito

A primeira segunda-feira do mês marcou o início das ações da Prefeitura de Uberlândia dentro do movimento mundial ‘Maio Amarelo’.  Com o tema ‘Juntos Salvamos Vidas’, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), por meio do Núcleo de Educação para Mobilidade Urbana e Cidadania (Nemuc), tem atuado em iniciativas sobre a educação no trânsito.

Neste mês, o Nemuc intensifica suas ações junto à comunidade. As escolas estaduais Maria Conceição, bairro Vigilato Pereira, e José Gomes Junqueira, no Luizote de Freitas, foram as primeiras a receber a visita educativa dos fiscais de trânsito. A programação segue ao longo de todo o mês, trazendo palestras e campanhas educativas em escolas, hospital, empresas e apoio a autoescolas; análises viárias; teatro de fantoches; blitz educativa; caminhada; entre outras.

“O respeito deve ser a base de qualquer relação e no trânsito não é diferente. O Maio Amarelo é uma data de reflexão a nível mundial sobre a circulação de veículos e pedestres nas vias públicas e é uma oportunidade para falarmos sobre comportamento no trânsito, condução de forma segura tendo como meta a redução do número de acidentes. É fundamental que as pessoas entendam que todo comportamento tem uma consequência e que uma imprudência pode impactar diretamente a vida de outras pessoas”, explicou o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

As ações educativas trabalham em duas linhas de atuação e objetivo, conforme o público-alvo. As crianças e adolescentes são orientados enquanto pedestres, passageiros e ciclistas, com propósito de educar e internalizar as regras de trânsito desde cedo, a fim de que o conhecimento seja colocado em prática na rotina. Com adultos, o foco são as informações – incluindo apresentação de estatísticas e vídeos. A ideia é estimular o pensamento para uma mudança de comportamento.

  Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de 2021 foi iniciada a segunda década de uma série de ações pela segurança no trânsito. A meta no Brasil, desejada desde o início do trabalho, tem sido a redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito.

https://maioamarelo.com/

 

  Agendamentos

 Para solicitar o serviço oferecido pela Settran, basta realizar o preenchimento e, posterior, envio de ofício para o e-mail: settran@uberlandia.mg.gov.br. Para mais informações, entre em contato pelo número: (34) 3230-7416 ou 118.

FOTO: Divulgação

Deixe uma resposta