Capacitação promovida pela Pontes de Amor, em parceria com a Vara da Infância e da Juventude, será realizada de 3 a 24 de novembro e integra as etapas obrigatórias para quem busca a habilitação à adoção
A preparação de pessoas interessadas em adotar uma criança ou adolescente é uma etapa importante para compreender as responsabilidades e os desafios envolvidos na construção de uma nova família. Em Uberlândia, 35 participantes integram o Curso Preparatório para Postulantes à Adoção, promovido pela Pontes de Amor, em parceria com a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia. A capacitação começou no dia 3 de novembro e segue até o dia 24.
A capacitação é uma medida obrigatória no processo de requerimento para habilitação à adoção. A participação é destinada exclusivamente às pessoas que já deram entrada formal no processo, ou seja, requerentes que protocolaram o pedido de habilitação e inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) na comarca onde residem.
O curso será realizado em sete encontros, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, nos dias 3, 5, 10, 12, 17, 19 e 24 de novembro. O conteúdo será ministrado por representantes da Pontes de Amor, da Vara da Infância e da Juventude e da equipe técnica do Judiciário.
O conteúdo programático aborda diferentes dimensões da adoção, começando pelo seu significado, as diferenças entre a família idealizada e a família real, as motivações para adotar e o tempo de espera. Também são discutidos temas como a construção de vínculos afetivos, estilos parentais, história de vida da criança, configurações familiares, o funcionamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), a Busca Ativa e as adoções necessárias. A formação inclui ainda reflexões sobre desenvolvimento infantil, impactos de experiências traumáticas, serviços de Família Acolhedora, Programa de Apadrinhamento, aspectos jurídicos da adoção e o estágio de convivência.
A metodologia combina palestras com profissionais convidados, depoimentos de famílias por adoção, tutoria em grupo, atividades reflexivas, tarefas para casa, indicação de filmes e avaliações diárias. A proposta é proporcionar aos participantes contato com informações técnicas e experiências práticas, ampliando a compreensão sobre as diferentes etapas e responsabilidades da adoção.
De acordo com a presidente da Pontes de Amor, Sara Vargas, a preparação é fundamental para que os futuros pais compreendam a adoção para além do desejo de constituir uma família.
“A adoção exige disponibilidade, responsabilidade e, principalmente, compreensão das necessidades e da história de vida de cada criança ou adolescente. O curso é uma oportunidade para que os postulantes recebam informações, esclareçam dúvidas e reflitam sobre os aspectos que envolvem essa decisão. A preparação contribui para que esse caminho seja percorrido com mais consciência e responsabilidade”, afirma Sara.
Serviço:
Curso Preparatório para Postulantes à Adoção
Datas: 3, 5, 10, 12, 17, 19 e 24 de novembro de 2026
Horário: das 19h às 22h
Local: Rua Tomaz Falbo, 160 – Santa Mônica – Uberlândia
