A Defesa Civil alerta sobre os riscos ocasionados pela baixa umidade relativa do ar e queda na temperatura previstas para os próximos dias. Nesta quinta-feira, 8 de julho, os índices registrados e divulgados pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), apontaram baixas de 20% e temperaturas baixas ao longo da próxima madrugada com mínima abaixo de 10ºC no Triângulo Mineiro.
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), quando o índice de umidade do ar está abaixo de 30%, isso pode ocasionar riscos à saúde. Confira abaixo algumas precauções estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para minimizar os efeitos da baixa umidade relativa do ar:
Entre 21 e 30% – Estado de Atenção
Cuidados a serem tomados: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, entre outros, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, consumir água à vontade.
Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
Cuidados a serem tomados: observar as recomendações do estado de atenção, suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Abaixo de 12% – Estado de Emergência
Cuidados a serem tomados: observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta, determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h (como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência), determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados (como aulas, cinemas, etc.) entre 10h e 16h, manter com umidade os ambientes internos (principalmente quarto de crianças).
FOTO: Divulgação