Mensagem apareceu sobreposta ao conteúdo que estava sendo acessado pelas pessoas no celular e foi enviada para toda a cidade, na tarde desta sexta (14); município está entre os pioneiros de Minas a adotarem a nova tecnologia
Reforçando a segurança da população local, a Prefeitura de Uberlândia colocou em prática mais uma ação de monitoramento e prevenção a desastres climáticos. Foi realizado, no começo da tarde desta sexta-feira (14), o primeiro disparo real na cidade do novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o “Defesa Civil Alerta”, desde o lançamento e teste da ferramenta, no fim de janeiro.
O alerta foi enviado para toda a cidade. A tecnologia manda o aviso via celular e o faz aparecer sobreposto ao conteúdo que está sendo acessado no aparelho. Uberlândia foi o segundo município do interior mineiro e o quarto do estado a testar e operacionalizar a ferramenta.
O “Defesa Civil Alerta” utiliza a tecnologia “cell broadcast”, sistema de transmissão via telefonia celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio. É uma solução que permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estão em localidades com risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas e enchentes provocadas por fortes chuvas, além de deslizamentos de terra e vendavais, ou causados pelo homem.
Diferentemente do alerta encaminhado via SMS, a mensagem do Defesa Civil Alerta aparece sobreposta ao conteúdo que está sendo acessado no celular. A janela só fecha com o comando do usuário do aparelho. Dependendo da gravidade do alerta, também pode ser emitido sinal sonoro similar a uma sirene.
O acesso ao Defesa Civil Alerta não necessita de cadastro ou indicação de um CEP de interesse. São enviados os alertas de emergência geolocalizados, o que significa que o aviso chega para todos os celulares que estão em pontos com risco de adversidades provocadas pelos eventos atmosféricos. Há dois tipos de alertas, conforme sua severidade ou finalidade: o extremo e o severo. O primeiro é o nível máximo de risco, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a população adote medidas de proteção imediata. No segundo, a urgência não é imediata e a população tem mais tempo para se proteger.
Implantação e coordenação
O Defesa Civil Alerta teve sua implantação coordenada pela Defesa Civil Nacional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em Minas Gerais, será coordenado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec MG).
Para Uberlândia contar com o sistema, foi estreitada a relação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, com a Cedec MG para atender requisitos. Foi realizado um treinamento pela Defesa Civil em Uberlândia para operar a tecnologia e foi feito e entregue à Cedec MG o apontamento das áreas de risco na cidade e o conteúdo das mensagens que serão enviadas por meio do alerta ao celular das pessoas.
Ações preventivas
A adoção em Uberlândia do novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, reforça o trabalho de prevenção no período chuvoso que a gestão municipal 2025/2028 tem feito desde o início do mandato do prefeito Paulo Sérgio. No dia 9 de janeiro, o chefe do Executivo municipal fez uma reunião com os novos secretários e representantes das pastas que integram a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec) para alinhar e reforçar as orientações sobre a cartilha do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) para o biênio de 2024/2025.
No dia 22 de janeiro, o prefeito Paulo Sérgio também participou de encontro com representantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), da 9ª Regional de Defesa Civil (Redec) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sobre prevenção a desastres climáticos. Na última terça-feira (28), a Prefeitura de Uberlândia anunciou a adoção e a realização do teste, para esta sexta (31), do Defesa Civil Alerta.
Durante agenda que cumpriu em Brasília (DF), na última terça (11) e quarta-feira (12), o prefeito Paulo Sérgio se reuniu com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. No encontro realizado no ministério, o chefe do Executivo municipal reforçou a solicitação de instalação de um radar meteorológico para atender os municípios do Triângulo Mineiro. Ainda na reunião, a ministra Luciana Santos disse que está prevista a instalação de um radar meteorológico para atender a cidade de Uberlândia e demais municípios do Triângulo Mineiro o mais breve possível.