Prefeitura de Uberlândia realiza primeiro disparo real do novo alerta da Defesa Civil de eventos climático na cidade

Mensagem apareceu sobreposta ao conteúdo que estava sendo acessado pelas pessoas no celular e foi enviada para toda a cidade, na tarde desta sexta (14); município está entre os pioneiros de Minas a adotarem a nova tecnologia

 

Reforçando a segurança da população local, a Prefeitura de Uberlândia colocou em prática mais uma ação de monitoramento e prevenção a desastres climáticos. Foi realizado, no começo da tarde desta sexta-feira (14), o primeiro disparo real na cidade do novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o “Defesa Civil Alerta”, desde o lançamento e teste da ferramenta, no fim de janeiro.

O alerta foi enviado para toda a cidade. A tecnologia manda o aviso via celular e o faz aparecer sobreposto ao conteúdo que está sendo acessado no aparelho. Uberlândia foi o segundo município do interior mineiro e o quarto do estado a testar e operacionalizar a ferramenta.

O “Defesa Civil Alerta” utiliza a tecnologia “cell broadcast”, sistema de transmissão via telefonia celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio. É uma solução que permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estão em localidades com risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas e enchentes provocadas por fortes chuvas, além de deslizamentos de terra e vendavais, ou causados pelo homem.

Diferentemente do alerta encaminhado via SMS, a mensagem do Defesa Civil Alerta aparece sobreposta ao conteúdo que está sendo acessado no celular. A janela só fecha com o comando do usuário do aparelho. Dependendo da gravidade do alerta, também pode ser emitido sinal sonoro similar a uma sirene.

O acesso ao Defesa Civil Alerta não necessita de cadastro ou indicação de um CEP de interesse. São enviados os alertas de emergência geolocalizados, o que significa que o aviso chega para todos os celulares que estão em pontos com risco de adversidades provocadas pelos eventos atmosféricos. Há dois tipos de alertas, conforme sua severidade ou finalidade: o extremo e o severo. O primeiro é o nível máximo de risco, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a população adote medidas de proteção imediata. No segundo, a urgência não é imediata e a população tem mais tempo para se proteger.

Implantação e coordenação

O Defesa Civil Alerta teve sua implantação coordenada pela Defesa Civil Nacional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em Minas Gerais, será coordenado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec MG).

Para Uberlândia contar com o sistema, foi estreitada a relação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, com a Cedec MG para atender requisitos. Foi realizado um treinamento pela Defesa Civil em Uberlândia para operar a tecnologia e foi feito e entregue à Cedec MG o apontamento das áreas de risco na cidade e o conteúdo das mensagens que serão enviadas por meio do alerta ao celular das pessoas.

Ações preventivas

A adoção em Uberlândia do novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, reforça o trabalho de prevenção no período chuvoso que a gestão municipal 2025/2028 tem feito desde o início do mandato do prefeito Paulo Sérgio. No dia 9 de janeiro, o chefe do Executivo municipal fez uma reunião com os novos secretários e representantes das pastas que integram a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec) para alinhar e reforçar as orientações sobre a cartilha do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) para o biênio de 2024/2025.

No dia 22 de janeiro, o prefeito Paulo Sérgio também participou de encontro com representantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), da 9ª Regional de Defesa Civil (Redec) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sobre prevenção a desastres climáticos. Na última terça-feira (28), a Prefeitura de Uberlândia anunciou a adoção e a realização do teste, para esta sexta (31), do Defesa Civil Alerta.

Durante agenda que cumpriu em Brasília (DF), na última terça (11) e quarta-feira (12), o prefeito Paulo Sérgio se reuniu com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. No encontro realizado no ministério, o chefe do Executivo municipal reforçou a solicitação de instalação de um radar meteorológico para atender os municípios do Triângulo Mineiro. Ainda na reunião, a ministra Luciana Santos disse que está prevista a instalação de um radar meteorológico para atender a cidade de Uberlândia e demais municípios do Triângulo Mineiro o mais breve possível.

Deixe uma resposta