O sinal é de alerta para a população de Uberlândia que vem demonstrando afrouxamento no isolamento social mesmo com 100% de leitos ocupados nos hospitais públicos e privados na região devido à segunda onda da pandemia de Covid-19. Segundo a média registrada na segunda-feira, 12 de abril, Uberlândia apontou o índice de isolamento de 36,53%, ficando atrás de 72 municípios mineiros, inclusive, abaixo da média estadual que foi de 47,9%. Os dados são do consórcio de operadoras pela Associação Brasileira de Recurso em Telecomunicação.
Município:
Juiz de Fora
Belo Horizonte
Uberaba
Betim
Sete Lagoas
Uberlândia
Para evitar a circulação da Covid-19 entre a população, a Prefeitura se manteve na fase rígida de 22 de fevereiro até dia 5 de abril. A medida mais severa foi necessária para reduzir a gravidade da pandemia na cidade. Mas com o aumento da capacidade de leitos nas redes pública e privada; a diminuição da fila de espera para hospitalização; doses da vacina chegando em maior quantidade e com quase 800 novos pontos de oxigênio somada a tendência de queda na incidência de casos, o município passou para a fase intermediária, buscando um equilíbrio entre saúde e economia.
Enquanto a população puder fazer sua parte, a Prefeitura continua fazendo a dela: investimentos para trazer segurança e assistência aos moradores. “Numa pandemia como esta, é difícil equilibrar a balança que de um lado pesa pela prevenção da saúde. Do outro, há a carga da necessidade de trabalhar. E, desde o começo, o nosso esforço é enorme e diário pelo equilíbrio de ambos. Mas se a população não colaborar e seguir as diretrizes das nossas deliberações, poderemos ter que restringir mais ainda o comércio novamente”, alertou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.
FOTO: Divulgação