Em 2024, o Sebrae Minas é um dos apoiadores do Comida di Buteco no estado, que acontece no período de 5 de abril a 5 de maio, em Belo Horizonte, Vale do aço (Ipatinga e Coronel Fabriciano), Triângulo Mineiro (Uberlândia e Araguari), Juiz de Fora, Montes Claros e Poços de Caldas. Nesta edição, os donos dos estabelecimentos participantes do concurso receberão orientações de especialistas em pequenos negócios sobre técnicas de vendas, atendimento ao cliente, precificação de produtos e organização financeira.
Em Minas Gerais, o segmento de alimentação fora do lar movimenta cerca de 500 mil pequenos negócios e gera mais de 800 mil empregos. “Diante de um mercado tão competitivo, estar bem preparado e atualizado é essencial para se destacar e prosperar. Por isso, por meio do programa Prepara Gastronomia, os participantes do Comida di Buteco, maior concurso de botecos do país, terão acesso às informações para melhorar a qualidade dos seus serviços, estimular a criatividade gastronômica e criar novas experiência do cliente. Além disso, terão a oportunidade de trocar experiências e boas práticas, e ainda aprender com os desafios enfrentados por outros empreendedores do setor”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Os estabelecimentos do Comida di Buteco de Poços de Caldas já participaram das capacitações oferecidas pelo Prepara Gastronomia, na última segunda (26/2) e terça-feira e (27/2). As próximas cidades que acontecerão as orientações serão: Belo Horizonte (4, 5 e 11/3), Ipatinga (5/3), Uberlândia e Araguari (5 e 12/3), Montes Claros (11, 12, 18 e 19/3) e Juiz de Fora (26/3 e 2/4).
O Prepara Gastronomia também vai oferecer aos donos de bares e restaurantes participantes do evento conteúdos exclusivos e gratuitos, entre eles, artigos, podcasts, vídeos e e-books com informações para aumentar o faturamento do negócio.
Apoio aos pequenos negócios
No ano passado, o Prepara Gastronomia capacitou mais de 3 mil pequenos negócios de alimentação em 117 cidades mineiras. As ações resultaram em mais de 9 milhões em negócios e na criação de 500 novos pratos. Até o final de dezembro de 2024, a previsão é que o programa atenda 4 mil empreendimentos em 150 cidades de Minas Gerais.
“Nosso objetivo é melhorar a gestão dos empreendimentos, prepará-los para as novas demandas do mercado e valorizar as vocações e experiências gastronômicas regionais, estimulando não só a gastronomia, mas também toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, comércio e serviços”, afirma Marcelo Silva.
Além das capacitações, o programa disponibiliza orientações para a estruturação da experiência gastronômica dos destinos turísticos, como o apoio na realização de festivais gastronômicos com a participação dos negócios capacitados pelo Prepara Gastronomia. Apenas em 2023, cerca de 90 festivais e eventos gastronômicos foram realizados de norte a sul do estado em parceria com o Sebrae Minas.