Crianças de unidade de acolhimento e escolas públicas de Araguari participam do Projeto Artes Integradas

No começo, tudo não passava de um desejo muito grande, mas que de tão forte reverberou em outros corações, encontrando a força necessária para a concretização de uma iniciativa singular, que tem o propósito de auxiliar o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Assim, surgiu o Projeto Artes Integradas para oferecer a cerca de 80 crianças residentes em unidade de acolhimento temporário e escolas públicas de regiões periféricas de Araguari (MG) a oportunidade de vivenciarem semanalmente e ao longo de todo este ano um processo de desenvolvimento humano através de brincadeiras e criação artística.

Segundo Ana Lopez, que é arte-educadora do Projeto e diretora do EMCANTAR Social, instituição realizadora deste trabalho juntamente com a Prefeitura de Araguari, através da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), o processo tem sido muito significativo para todos os envolvidos. “Atuo diretamente com as crianças nas oficinas e posso dizer como tem sido forte e emocionante, em todos os locais onde acontece: escolas, AABB, e principalmente na Unidade de Acolhimento Casa Lar”, conta Lopez.

O trabalho está sendo realizado com a metodologia “Pedagogia do Encantamento”, desenvolvida pelo EMCANTAR em suas duas décadas de atuação, e dividido em duas formas de aplicação: “Vivência e criação artística”, para os participantes de 10 a 16 anos, e “Cultura do brincar”, para as crianças de seis a 10 anos. A metodologia envolve as linguagens de artes cênicas, literatura, audiovisual, música popular e brincadeiras da cultura popular, associadas a processos de estímulo, criação e produção artística.

Para a coordenadora pedagógica da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, Luzia Gonçalves, as oficinas têm motivado os participantes a se desenvolverem de diversas formas. “Esse projeto é muito importante para nós, pois tem oportunizado a vivência de novas formas de aprendizado, tornando o ambiente alegre e agradável e contribuindo para o protagonismo de nossos educandos”, afirma.

Muito em breve, os participantes do Projeto irão mostrar para o mundo o resultado do processo por meio de diversas apresentações culturais voltadas para a comunidade e escolas envolvidas.

SERVIÇO:

Projeto Artes Integradas em Araguari:

– Casa Lar às segundas das 17h às 18h;

– E.E. São Judas Tadeu às quartas das 16h às 17h30;

– AABB às quintas das 9h às 10h30 e 13h30 às 15h com alunos da E.M. Papa João XIII;

Deixe uma resposta