Os alunos da Escola Municipal Professor Valdir Araújo, no bairro Mansour, em Uberlândia, tiveram uma experiência gastronômica diferente nesta quarta-feira, 21 de setembro. No intervalo para a merenda, eles tiveram uma novidade no cardápio: filé de tilápia.
Para a diretora da escola, Adriele de Freitas, a inclusão do peixe no cardápio escolar proporcionou curiosidades entre os alunos, além de estudos multidisciplinares sobre o pescado. “É uma alegria imensa participar deste projeto. E antes de comerem o peixe, os alunos foram preparados para compreenderem a importância da variedade alimentar e o valor nutricional do pescado. Na questão pedagógica, o peixe também foi trabalhado amplamente nas disciplinas como o fonema, no Português; a cadeia alimentar, a anatomia, como protegê-los no meio ambiente e tantos outros assuntos, nas disciplinas de Ciências; além de envolvermos os pais incentivando o consumo”, pontuou a diretora.
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU
Enquanto o filé de tilápia era servido ao “molho” com arroz branco, couve e com saboroso molho de tomates, pimentões e ovos cozidos (outra opção proteica), os alunos já demonstravam a aceitação da novidade. Com o prato já vazio, Larissa Gomes, de 6 anos, aprovou o cardápio. “Já comi duas vezes. Tá muito delicioso! E eu também amo peixe! Gostei muito de comer aqui na escola”.
A nutricionista do programa municipal de alimentação escolar, Mariana Valiati, acompanhou todo o processo de preparação do peixe na Escola Municipal Prof. Valdir Araújo, e comemora a inclusão. “O pescado é um alimento de boa digestibilidade e com alto valor nutritivo. E um dos princípios da alimentação saudável e adequada, com certeza, é a variedade de produtos. O peixe é mais uma grande opção proteica que os alunos podem consumir, já que muitos deles, não têm o hábito ou acesso ao consumo em casa”, enfatizou a profissional.
Implantação Peixe na Rede
No primeiro momento, o Projeto Peixe na Rede acontece em dez escolas municipais do ensino Fundamental. E antes que o pescado fosse servido aos alunos, profissionais da Educação passaram por treinamento para armazenar e preparar o peixe de forma correta e saborosa (clique aqui).
“Foram cerca de 60 servidores municipais que tiveram todo o treinamento de manipulação e preparação dos filés de tilápia, com o renomado chef de cozinha e especialista em alimentação saudável, Zé Henrique Pareja. Estamos fazendo o possível para que a adesão continue nos surpreendendo, sendo tão positiva e proporcionando aos nossos alunos, hábitos mais saudáveis e conscientes”, destacou Tania Toledo, secretária Municipal de Educação.