Avança restauração da Estação Sobradinho em Uberlândia e obras da segunda etapa chegam a 40% da conclusão

Fase atual dos serviços contempla restauro da casa do portador, construção dos anexos da casa do portador e da estação e obras no entorno; estrutura inaugurada em 1896 fazia parte da antiga Companhia Mogiana e foi tombada em 2006 como patrimônio histórico municipal

 

            Patrimônio histórico municipal tombado em 2006, na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão, a Estação Férrea de Sobradinho, localizada no Km 662,358 da Linha Catalão, está em processo de restauração. As obras da segunda etapa, que incluem o restauro da casa do portador, construção dos anexos da casa do portador e da estação e serviços no entorno (estacionamento e paisagismo), já chegaram a 40% da conclusão, com o restauro concluído da estrutura da casa do portador (portas, janelas, cobertura e pisos).

A primeira fase da obra, que contemplou a reestruturação da estação e da caixa d´água, além da reconstituição da fachada da Estação Férrea de Sobradinho, foi finalizada em maio de 2022. A obra total está orçada em quase R$ 3 milhões.

            Inaugurada em 15 de novembro de 1896, a construção integra a antiga Companhia Mogiana Estrada de Ferro e operou até o início da década de 1971. O conjunto arquitetônico era composto, originalmente, pela edificação principal da estação, por um depósito de areia e uma caixa d’água situados do lado esquerdo da construção principal e pela casa do telégrafo, localizada ao lado direito. Os tijolos foram trazidos da Inglaterra e a cobertura, apoiada em estruturas de madeira, foi feita com telhas francesas.

Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

            O projeto de preservação do conjunto ferroviário inclui o restauro da Estação Férrea de Sobradinho, que tem área de 129,90 metros quadrados (m²), da caixa d´água (11,80 m²) e da casa do portador (110,00 m²), a construção dos anexos da casa do portador (74,63 m²) e da estação (61,02 m²), a reconstituição da fachada norte e a criação de uma área de 23.132 m² ao redor para atividades diversas, com paisagismo. A primeira etapa da obra foi executada pela ABF Constech LTDA. Na fase atual, o serviço é realizado pela Demark Serviços LTDA.

Deixe uma resposta