A 3ª edição do Festival de Música Histórica de Diamantina será realizada entre os dias 23 de abril e 1º de maio, em formato totalmente digital em função do avanço da pandemia e das necessidades de isolamento social. A programação terá como base a temática “O acervo somos nós” e busca dar visibilidade aos diversos acervos de música existentes em Minas Gerais. Por conta deste recorte, a programação é bastante abrangente e inclui diversas atividades, voltadas para públicos variados.
Entre os destaques desta terceira edição está a realização de dois minicursos gratuitos: “Conservação de documentos musicais”, com a professora Mary Ângela Biason, do Museu Carlos Gomes e “O sino da igrejinha faz belém blem blom”: o soar e os sentidos dos sinos e de seus toques na África central ocidental e no Brasil centro-africano”, que será ministrada pelo professor Rafael Galante – mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo.
Ambas as atividades serão realizadas nos dias 27 e 28 de abril por meio da plataforma Zoom. Os links serão encaminhados para os e-mails dos selecionados. Os participantes receberão certificado de participação. As inscrições vão até 11/04 pelo site do festival: www.musicahistoricadiamantina.
Sobre os minicursos
- Conservação de Documentos Musicais, com a profa. Mary Ângela Biason
A partir da história da música brasileira, os participantes terão a oportunidade de discutir o significado de patrimônio e os movimentos de preservação. Serão abordados temas como a produção dos papéis de música, onde se encontram e porque foram preservados, sensibilizando os alunos frente às manifestações musicais que acontecem à sua volta, iniciando pela sua família e se estendendo para sua comunidade e sua região.
Aula 1: Conceitos e definições sobre pesquisa em música
– patrimônio (herança) musical – o que é considerado patrimônio, o que é importante preservar e porque se guarda um documento
– documento musical (papel de música) – onde se encontram e porque foram preservados
– pesquisa – o que o documento nos diz além da notação musical, onde buscar informações sobre quem compôs, quem tocou, quem guardou
Aula 2: Catalogação e conservação
Trabalhando com acervos
– documento musical – identificar, conservar, pesquisar, catalogar, disponibilizar
– o processo de catalogação – como buscar as informações importantes para identificar o documento, o que é importante para o pesquisador
– noções básicas de conservação e acomodação de papéis de música
- “O sino da igrejinha faz belém blem blom”: o soar e os sentidos dos sinos e de seus toques na África central ocidental e no Brasil centro-africano”, com o professor Rafael Galante
Esse minicurso, distribuído em dois encontros tem como objetivo discutir a história, as musicalidades e os significados da tradição sineira afro-brasileira, especialmente a afro-mineira, como parte dos desdobramentos culturais da grande diáspora centro-africana no Brasil.
No primeiro encontro serão discutidos alguns dos usos sociais, significados simbólicos e contextos históricos das grandes e milenares tradições sineiras das sociedades da África Atlântica e o impacto do contato destas mesmas sociedades com a tradição sineira da Europa Ocidental cristão, a partir do século XV, especialmente no contexto da chamada África Central ocidental.
No segundo encontro, os participar terão a oportunidade de reler o significado filosófico/espiritual e o processo histórico de formação das tradições sineiras afro-brasileiras contemporâneas, ainda especialmente forte em práticas do catolicismo afro-mineiro de regiões como o Alto Jequitinhonha e ao longo de toda a Serra do Espinhaço.
O objetivo principal da atividade é mostrar que apesar de invisibilizada/silenciada ou menosprezada na maior parte das narrativas históricas (ou de patrimonialização) sobre a tradição sineira em Minas Gerais (como também no restante do Brasil) a atuação dos sineiros africanos e de seus descendentes afro-brasileiros, sempre referenciados a partir do imenso legado civilizatório africano, foi (e ainda é) absolutamente central para a constituição e (re)existência de toda a tradição sineira afro-católica no Brasil.
Serviços
Inscrições abertas para workshops gratuitos do III Festival de Música Histórica de Diamantina
Inscrições gratuitas até 11/04 por meio do formulário disponível no site do festival: www.
Divulgação dos selecionados: 16/04
Realização:
Workshop Conservação de documentos musicais
Datas: 27 e 28 de abril de 2021
Horário: De 9h às 11h
Plataforma Zoom
Workshop “O sino da igrejinha faz belém blem blom”: o soar e os sentidos dos sinos e de seus toques na África central ocidental e no Brasil centro-africano.
Datas: 27 e 28 de abril de 2021
Horário: De 9h às 12h
Plataforma Zoom
FOTO: Acervo Pessoal