Depois de duas temporadas de sucesso, sendo a última online, a atração de teatro musical que mescla circo-teatro e comédia volta a se apresentar presencialmente
O espetáculo musical “Quem Prospera Sempre Alcança” inicia sua terceira turnê nacional em Uberlândia. Serão quatro apresentações, sendo três para alunos da Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), nos dias 14 e 15 de setembro, no período da tarde, e uma aberta ao público no teatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura, dia 15 de setembro, às 19h. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente no local, com uma hora de antecedência.
Além de Uberlândia, outras 15 cidades de oito estados brasileiros receberão o espetáculo: Campinas, Curitiba, Goiânia, Guarulhos, Joinville, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Salvador, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Luís e São Paulo.
A montagem tem patrocínio da Visa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.
Vida real
Em “Quem Prospera Sempre Alcança”, Leonardo Cortez assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens. A peça, que aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha novos tons com grande parte da população lançando mão da criatividade para seguir trabalhando e trata sobre a importância do planejamento e da organização para a concretização dos sonhos, principalmente dos novos empreendedores que, até pela falta de empregos agravada pela pandemia da Covid 19, criaram pequenos negócios para gerar a sua renda.
“Quem Prospera Sempre Alcança” é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez, um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana.
A apresentação tem início com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a exibição que será feita no local. Eles fazem às vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo, a partir de quatro histórias. A primeira é a da própria companhia teatral. Na segunda história, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade e, na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.
O texto está ligado às problemáticas contemporâneas: como se organizar, planejar, inventar e realizar o trabalho quando falta emprego e educação financeira.
Para a diretora de Produção, Sonia Kavantan, da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, a missão da peça é democratizar o acesso ao teatro, uma vez que as apresentações são gratuitas, com acessibilidade a portadores de necessidades especiais físicas, auditivas e visuais.
SERVIÇO:
QUEM PROSPERA SEMPRE ALCANÇA
Dia: 15 de setembro, 19 horas
Local: Teatro Nininha Rocha, Centro Municipal de Cultura de Uberlândia
Endereço: Praça Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro – antigo Fórum
Livre. Gratuito. Duração – 45 minutos
Facebook e Instagram – @quemprospera
FOTO: João Caldas