Mostra de Cinema Livre de Uberlândia promove cinema e arte de forma acessível e democrática

Evento que estimula a divulgação e o acesso a produções independentes acontece nos dias 24 e 25 de agosto no Parque Sabiá, com inscrições e entrada gratuita.

Mostra de Cinema Livre de Uberlândia – MoLiUdi chega à cidade para tornar o acesso ao cinema e a arte mais inclusivo e democrático. Dispensando a curadoria tradicional e incentivando o cinema que flerta com as ruas e espaços públicos, o evento acontecerá no Parque Sabiá, no campo próximo da portaria do Mundo da Criança, nos dias 24 e 25 de agosto, entre 16h e 22h. 

O evento promove a exibição de curtas-metragens, roda de debate com os realizadores, conversa com Daniel Queiroz, da Embaúba Filmes, discotecagem e show de encerramento no domingo. Na semana que antecede o fim de semana oficial, oficinas de cinema serão promovidas para jovens e adolescentes amantes do audiovisual.

Sem curadoria prévia e promovido em um espaço público, o MoLiUdi vai promover cinema acessível e feito para todos os públicos. Ao questionar as tradicionais janelas de exibição do audiovisual, a organização promove um cinema de rua com liberdade de curadoria, para incentivar cineastas da região e mostrar que cinema é sim acessível para pessoas que nem sempre têm acesso às salas tradicionais de cinema.

Vale lembrar que tanto a inscrição quanto a participação no evento são gratuitas! A mostra recebe filmes da região com qualquer temática, desde que a inscrição seja feita presencialmente e atenda os critérios técnicos de exibição: curta-metragem de até 20 minutos com classificação livre.

Essa é a hora de tirar os curtas-metragens e as produções da gaveta. Cada sessão da mostra tem duração de 120 minutos. A seleção segue a ordem de inscrição até preencher o tempo de tela disponível.

“Queremos fazer circular obras independentes. A mostra busca honrar a criação desses realizadores anônimos com um espaço de exibição de qualidade, não somente técnica, pensando na projeção da imagem e do som, mas de encontros, afetos e ideias. Após cada sessão, haverá uma roda de conversa com os realizadores e o público, incentivando outros possíveis realizadores a desengavetarem seus filmes em outros espaços de exibição”, disse o diretor e proponente, Lucas Cecchino.

Lucas Cecchino.jpg

Lucas Cecchino, diretor e proponente da MoLiUdi

A mostra é acessível em todos os aspectos e inclusiva para pessoas com deficiência. Também terá intérprete de libras, pipoca gratuita, assim como toda a programação que se concentrará no Parque do Sabiá, próximo da portaria do Mundo da Criança.

Para contemplar os filmes, a proposta é que cada um leve um acessório de casa, como cangas, cadeiras de praia, almofadas, e assim possa ocupar o espaço de maneira confortável.

“A MoLiUdi vai oferecer uma experiência híbrida que combina cinema e arte multimídia em harmonia com o ambiente natural, levando em consideração as experiências sensoriais proporcionadas pela tecnologia e o acolhimento proporcionado pelo ambiente aberto e natural, sem os muros das salas de cinema, de modo que esse ambiente ocasione encontros de ideias, referências, debates, desejos, sem o silenciamento usualmente demandado pela sala de cinema. É aquele momento de assistir filmes enquanto conversa, come, bebe, se diverte, remetendo as primeiras experiências cinematográficas dentro dos “Nickelodeons” do século 19, que foram o gérmen do que se tornou as salas de cinema como conhecemos”, destacou Lucas.

MOMENTO COM DANIEL QUEIROZ

Daniel Queiroz, do Embaúba Filmes, é conhecido no mercado e está na programação do MoLiUdi. No sábado, ele promove uma roda de conversa com o intuito de ajudar os produtores independentes sobre os melhores caminhos para se percorrer na hora de distribuir os filmes, que, às vezes, ficam engavetados por falta de oportunidades ou mesmo de conhecimento de por onde começar.

A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. A empresa é dirigida por Daniel Queiroz, que vem de uma experiência prévia de mais de 10 anos como programador de cinema.

Queiroz é um dos coordenadores da Semana de Cinema, que acontece no Rio de Janeiro, e trabalhou anteriormente no Cine Humberto Mauro, no Cine 104, no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e no Festival de Brasília, dentre outros.

SESSÕES DA MOLIUDI

1.      Sessão competitiva Ocupe a Tela

Podem se inscrever curtas-metragens de até 20 minutos com tema e classificação livres. São duas sessões, uma em cada dia da Mostra, com 120 minutos – totalizando 240 minutos de exibição.

Serão premiados os 3 melhores filmes de cada dia pelo júri popular. Os realizadores promoverão um bate-papo após cada uma das sessões.

As inscrições serão feitas presencialmente, sendo preciso levar um pendrive com o filme e deixar com os organizadores do evento.

Quando e onde se inscrever?

·         Dias 8 e 9/08 (quinta e sexta) no Centro Municipal de Cultura; entre às 9h e 18h30

·         Dias 10 e 11/08 (sábado e domingo) no Parque do Sabiá; entre às 14h e 19h

·         Dias 15 e 16/08 (quinta e sexta) no Centro Municipal de Cultura; entre às 9h e 18h30

·         Dias 17 e 18/08 (sábado e domingo) no Parque do Sabiá; entre às 14h e 19h

2.      Sessão Videoarte

Essa é a sessão para os videoartistas exibirem suas obras! Nesta sessão, o evento leva em conta as diversas possibilidades de ocupação das telas e as diferentes experiências da arte digital.

Serão aceitos materiais de até 20 minutos e a seleção segue a ordem de inscrição até preencher o tempo de tela disponível nas mais diversas linguagens, incluindo: artes visuais, plásticas, poesia, dramaturgia, coreografia, animação, stopmotion, dentre outras.

Quando e onde se inscrever?

Inscreva-se de forma digital pelo link entre os dias 16 de julho e 16 de agosto. São aceitos materiais de todo o território brasileiro.

CRONOGRAMA DA MOSTRA

Sábado 24/08

·         16h – 22h – Feira de Artesanato + Interação projeto Flutua + Videoartes

·         16h – 18h – Discotecagem (Set DJ Lara Pires)

·         18h – 20h – Cinema com a Sessão Ocupe a Tela

·         20h – 21h – Debate com realizadores

·         21h – 22h – Convidado especial – Daniel Queiroz, Embaúba Filmes

Domingo 25/08

·         16h – 22h – Feira de Artesanato + Interação projeto Flutua + Videoartes

·         16h – 18h – Discotecagem (Set DJ Lara Pires)

·         18h – 20h – Cinema com a Sessão Ocupe a Tela

·         20h – 21h – Debate com realizadores (incluídos alunos das oficinas) + Solenidade de encerramento

·         21h – 22h – Show Trio Jack Will

Deixe uma resposta