Sebrae Minas valoriza a mineiridade na Semana Criativa de Tiradentes

Instituição contará com exposição e comercialização de peças de artesanato e agroindústrias entre 17 e 20 de outubro

 

A Semana Criativa de Tiradentes é uma iniciativa cultural e social que divulga e valoriza os saberes de tradição e promove o encontro entre arte e cultura. A 8ª edição acontecerá entre 17 e 20 de outubro e terá a participação do Sebrae Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas, por meio da Diretoria de Artesanato.

O Sebrae Minas apresentará o Espaço Origem Minas, promoverá um bate-papo sobre a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” e vai expor o projeto Urucuia Grande Sertão Veredas.

O Origem Minas será um espaço para valorizar artesãos e agroindústrias que expressam a mineiridade em sua essência. O local estará dentro do Espaço Raízes e o visitante encontrará artesanato típico das regiões do Vale do Jequitinhonha e Urucuia Grande Sertão Veredas, além de produtos das agroindústrias mineiras, como queijos, cafés, doces, cachaças e geleias.

Outra iniciativa será um bate-papo sobre a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha”, no dia 18 de outubro, às 11 horas, no espaço Raízes. A exposição foi inaugurada em agosto de 2024, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), e celebra a vida e a obra da grande mestra artesã mineira. Dona Izabel deixou um legado de pioneirismo no trabalho com utensílios de cerâmica, em especial as famosas bonecas moringas. Atualmente, a quarta geração de ceramistas do Vale do Jequitinhonha continua a tradição iniciada por ela, perpetuando técnicas e estilos que são a marca registrada da região.

O Sebrae Minas também contará com a exposição do Projeto Urucuia Grande Sertão Veredas, no espaço Casa Criativa. A coleção dos painéis das fiandeiras, tingideiras e tecelãs do Urucuia Grande Sertão Veredas é um trabalho coletivo desenvolvido pelo Sebrae Minas, em parceria com a Central Veredas, e surgiu da necessidade de fortalecer as pessoas, o território e seus ofícios. As peças foram desenvolvidas pelas artesãs da região em colaboração com a artista Ana Vaz.

“A participação na Semana Criativa de Tiradentes será uma oportunidade de promover e valorizar territórios produtores de artesanato, além de gerar negócios e prospectar novos mercados para artesãos e agroindústrias mineiras atendidas pelo Sebrae”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

“Desde 2019, o artesanato mineiro adquiriu outra dimensão em Minas e no Brasil. O Governo de Minas reconhece a importância de se valorizar essa prática tão tradicional em nosso estado como um trabalho que gera renda para nossa população. Por isso, a inserção dos artesãos em eventos de destaque, como é a Semana Criativa de Tiradentes, se torna um dos nossos focos principais, onde os mineiros expõem seus produtos para milhares de visitantes e assumem o devido protagonismo de empreender na sua área”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Deixe uma resposta