Pesquisa indica setores que serão mais demandados em 2023, com principais cargos requisitados; em Uberlândia, destacam-se Tecnologia e Vendas e Marketing.
O mercado de trabalho exige que empregadores e empregados estejam sempre abertos a e atualizados sobre transformações, inovações e tendências de suas respectivas áreas. Nesse sentido, acompanhar a movimentação das ofertas e demandas do mercado a cada ano é atividade fundamental para todos os que buscam desenvolvimento profissional e crescimento na carreira.
No final de 2022, as consultorias de carreira Robert Half, Robert Walters e Korn Ferry e o site de empregos Indeed listaram as seis grandes áreas que estarão em alta no mercado de trabalho em 2023: finanças, jurídico, logística, recursos humanos, tecnologia e vendas e marketing. As consultorias também destacaram quais serão os cargos com maior demanda em cada área.
Os dados fornecem uma visão ampla do mercado, mas também é preciso estar atento às demandas locais. É o que ressalta o administrador e coordenador dos cursos de Gestão e Negócios do Centro Universitário Una – que integra o Ecossistema Ânima – em Uberlândia, Alexandre Rodrigues de Carvalho. “A atividade econômica de Uberlândia é baseada, principalmente, na prestação de serviços; e a cidade é reconhecida pela sua atuação no campo do empreendedorismo em tecnologia e inovação. Por isso, os setores com maior tendência de crescimento entre os citados na pesquisa são Vendas e Marketing e Tecnologia”.
Carvalho também destaca que, embora os setores de agro e engenharia não tenham sido mencionados na pesquisa, eles são fundamentais para o desenvolvimento do município e da região e devem demandar mão-de-obra de centenas de profissionais uberlandenses em 2023. Afinal, Uberlândia concentra forte atuação na agroindústria, especialmente no setor de laticínios.
Independentemente da área buscada no mercado, para Carvalho, o caminho para o sucesso profissional é certeiro. “Aos futuros colaboradores, é importante investir em uma formação de qualidade, preferencialmente em instituições de ensino que valorizem a empregabilidade e a empresabilidade e deem foco ao empreendedorismo dos alunos. E, aos profissionais que já estão alocados no mercado, é importante realizar especializações, capacitações e aperfeiçoamentos, prezando sempre pela inovação”.
O campus do Centro Universitário Una em Uberlândia oferta cursos de graduação nas áreas mais requisitadas pelo mercado uberlandense, como Administração, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Agronomia. A instituição de ensino também oferece cursos de pós-graduação, MBAs e cursos livres, com foco em habilidades para o mercado, como Gestão Estratégica de Negócios, Ciência de Dados, Agronegócios e Agroindústria 4.0. Todos os cursos contam com laboratórios, corpo docente qualificado e uso de metodologias ativas no projeto acadêmico.
Setores em alta em Uberlândia: cargos mais demandados*
Tecnologia:
- CTO;
- Gerente de TI;
- Cientista de dados;
- Analista de Business Inteligence (BI);
- Desenvolvedor front-end;
- Desenvolvedor back-end;
- Product Manager.
Vendas e Marketing:
- Gerente de vendas nacional;
- Executivos de contas;
- Gerente de e-commerce;
- Analista de CRM;
- Analista de inteligência de mercado;
- Analista de marketing digital.
Engenharias:
- Coordenador de produção;
- Engenheiro de melhorias contínua;
- Gerente de operações;
- Engenheiro de qualidade;
- Supervisor de pesquisa e desenvolvimento;
- Gerente de produto;
- Gerente de manutenção.
Agro:
- Gerente agrícola;
- Gerente de unidade;
- Gerente de compras de commodities agrícolas;
- Diretor de sustentabilidade.
*Os dados relacionados a Tecnologia e Vendas e Marketing são resultados das consultorias de carreira Robert Half, Robert Walters e Korn Ferry e o site de empregos Indeed, enquanto os dados relacionados às Engenharias e ao Agro foram coletados na consultoria de carreira PageGroup.
FOTO: Freepik