Apresentação será quinta, 28 de julho, no Teatro Municipal de Uberlândia
Um ícone da música brasileira aterrissa este mês em Uberlândia. Paulinho da Viola retomou o circuito de shows em 2022 em boa companhia: ao lado de seus filhos, João e Beatriz. E é essa bela apresentação que chega a Uberlândia dia 28 de julho, quinta-feira, no Teatro Municipal.
A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais. A obra de Paulinho já foi tema central de livros, teses acadêmicas, discos e um documentário.
Paulinho da Viola, embora não aparente, tem 80 anos. É filho de César Faria, que foi um violonista da música brasileira e integrou o conjunto Época de Ouro com Jacob do Bandolim. Como compositor, assina 215 músicas, cuja maioria entrou para a lista de clássicos da música brasileira, como Argumento, Coração Leviano, Dança da Solidão, Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida, Sinal Fechado, Pecado Capital, Onde a Dor Não Tem Razão, Meu Mundo é Hoje, Bebadosamba, Perdoa, Eu Canto Samba, Aquela Felicidade, Acontece, Recomeçar, Solução de Vida, A Voz do Morro, Nervos de Aço, entre dezenas de outras músicas inesquecíveis.
É um dos mais importantes representantes do samba e da MPB. Nos anos de 1960, começou a se enturmar na Portela, mas continuou seus estudos e concluiu o curso de técnico em contabilidade. Trabalhava em um banco e quando saia do trabalho ia para as noitadas de samba. Depois de conhecer o poeta Hermínio Bello de Carvalho e colocar música em seus versos ele foi levado para participar dos shows no bar Zicartola, de Cartola e Zica, local que virou um reduto do samba e do chorinho.
Em 1968, Paulinho lançou seu primeiro disco solo, “Paulinho da Viola”. Em 1970, gravou seu segundo disco, que lançou a música “Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida”, sucesso do carnaval da Portela, que se tornou um clássico de seu repertório. Em 1975, a música Pecado Capital, composta e cantada por ele foi tema da novela de mesmo nome lançada pela ele Rede Globo. Em mais de cinco décadas de atuação, surpreendeu a todos com pérolas da cultura musical brasileira.
Nas apresentações no Teatro Municipal de Uberlândia, Paulinho, Beatriz e João revezam-se no palco, ora cantando sozinhos, ora em dupla e trio. No repertório, vários clássicos do compositor.
Os ingressos estão à venda no site megabilheteria e na loja Inclusive Brechó. Mais informações pelo telefone (34) 9 9866-1727.